Disque Economia Curitiba

Projeto da Prefeitura em vigor a 22 anos, ajuda os consumidores economizarem na ida ao supermercado.

Sem título

Em vigor desde 1993 o programa Disque Economia começou com apenas uma linha telefônica na qual os consumidores ligavam para perguntarem os preços de produtos antes de irem as compras. No ano de 2001, o site do Disque Economia, entrou ao ar, facilitando ainda a pesquisa.

Em média oito funcionários da Prefeitura de Curitiba fazem a coleta de supermercados da capital diariamente. A amostragem do site é de cerca de 300 produtos, quando um supermercado contém aproximadamente 3 mil itens e um hipermercado 10 mil. Henry Lira, coordenador do projeto, informa que o foco são os produtos de primeira necessidade, como alimentos, bebidas, e produtos de limpeza.

“O principal objetivo do Disque Economia é um indicativo de preço de mercado. Muitas vezes as promoções são de apenas uma loja e não da rede toda, e com isso você sabe se na tua região tem alguma promoção. E com isso você pode ter uma maior economia”, afirma Lira

O site tem aproximadamente 2,5 mil acessos mensais, e a linha telefônica recebe de 200 a 400 ligações. O produto mais procurado é o leite longa vida, porém no fim de semana a procura é por carnes.

Segundo o coordenador, futuramente poderá haver um aplicativo de pesquisa de preços para o celular.

No site, a partir das 16h os dados são atualizados, e a pesquisa pode ser feita com apenas um produto, ou uma lista com todos os que o consumidor precisa.

Segundo o coordenador do curso de economia da PUC-PR, doutor Carlos Bittencourt, o site é uma ferramenta muito útil, “É uma maneira de poupar tempo e sola de sapato, pois em um único local estão reunidas informações que as pessoas levariam um bom tempo para obter”

A consumidora Elis Regina França disse que não tinha conhecimento do site, porém a partir de agora começará a usá-lo, “achei muito prático e interessante, uma forma de economizar. Deveria ser mais divulgado por sua praticidade” afirma Elis.

Fechado para comentários.