(Foto: Cesar Brustolin/ SMCS)
Spray removedor é esperança contra pichação

Produto já foi usado em locais como a Praça da Espanha e o Teatro Guaíra.

Por Ariane Santos Ramos

Um spray capaz de remover pichações tem sido bastante utilizado em Curitiba para reduzir a poluição visual espalhada por muros, monumentos históricos, ônibus e prédios da cidade.  O removedor 100% ecológico já foi usado em locais como Bondinho da Rua XV, Praça da Espanha, Praça do Homem Nú e Teatro Guaíra. As ações fazem parte do projeto Despiche, parceria entre a Prefeitura e a Associação Comercial do Paraná (ACP).

Em superfícies lisas, o produto pode ser aplicado com o auxílio de um pincel, seguido de um pano ou papel, que retira a tinta do local.  Já em regiões minerais e porosas, é preciso molhar a área com água antes da aplicação, para  aplicar o spray e deixá-lo agir por um período que varia de 2 a 20 minutos. Em seguida, deve-se usar um pincel e enxaguar a área com uma lavadora de alta pressão.

Proprietário da marca que fabrica o spray (Crystalcor), Fabiano Polak conta que o produto pode ser encontrado em lojas de materiais de construções ou de revestimentos, com preço que varia de R$ 40 a R$ 50.

 

Pichacao2

Fechado para comentários.