Curitibano exibe super-heróis em miniatura

Obras de Thiago Provin estão em exposição até julho

Por Mariana Balan

Com esculturas de personagens da cultura pop, como Batman e os vilões Bane e Coringa, a exposição “Heróis de Brinquedo” está em cartaz no Solar do Barão, no centro de Curitiba, até cinco de julho. A entrada é gratuita. Confira mais sete exposições gratuitas em Curitiba.

As obras são fruto do trabalho do artista plástico curitibano Thiago Provin. Formado pela EMBAP (Escola de Música e Belas Ares do Paraná), ele começou a esculpir aos 16 anos, quando trabalhou com cerâmica em um curso da escola, em 1999. O reconhecimento, porém, chegou em 2006, após postar em um fórum de discussões na internet uma foto de um busto do Batman que havia feito. A obra do homem-morcego rendeu ao jovem um contrato com a empresa norte-americana Slideshow Collectibles, com a proposta de reproduzir um Uruk-Hai, criatura da saga “O Senhor dos Anéis”. Ambas as obras, a que abriu as portas do mercado internacional e o primeiro trabalho importante, estão presentes na exposição.

As referências são quase sempre tiradas de histórias em quadrinhos. “Eu sempre li muitas HQs; mas, hoje, compro bem menos”, conta o artista. No começo da carreira, Provin apresentava estilo bastante caricato, fazendo bonecos com mãos e braços bem grandes e desproporcionais. Hoje, produz com anatomias mais perfeitas. É possível reparar a mudança em duas obras do herói Wolverine, da saga X-Men, presentes na exposição. Elas foram produzidas especialmente para a Marvel Comics: a mais antiga, com braços, pernas e garras (marca registrada do personagem) bem exageradas; a segunda, com características bastante reais.

Na exposição, também estão presentes os materiais utilizados pelo artista na produção das esculturas, como resinas e ferramentas. Ao contrário do que o público pode imaginar, Provin conta que as ferramentas são bem simples, podendo ser utilizados equipamentos odontológicos e até uma escova de dentes no processo de construção das obras.

 

Serviço

A exposição fica aberta de terça a sexta-feira, entre 9h e 12h / 13h e 18h. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 12h às 18h. O Solar do Barão fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, no Centro de Curitiba.

Fechado para comentários.