Jhonny costuma levar seu longboard em viagens, principalmente na Praia de Guaratuba - PR.
Surf no asfalto

Nos últimos quatro anos, houve uma popularização crescente do Longboard. O esporte foi criado em 1959 e é uma mistura entre o surf e o skate

Letícia Joly

Jhonny costuma levar seu longboard em viagens, principalmente na Praia de Guaratuba – PR
Foto: Letícia Joly

O longboard é duas vezes maior que o skate convencional e é muito usado na modalidade downhill, esta feita em alta velocidade em grandes ladeiras, devido ao seu tamanho. Muito apreciado por sua grande semelhança com o surf, as “pranchas sobre rodas” são usadas por todas as idades e gêneros, com as maiores variedades de tipos e preços.

Existem produtos para todo o tipo de modalidade. Desde shapes mais finos, grossos, flexíveis, até a grande variedade de rodas que vão das macias às mais duras.

Um longskate é composto pelo shape, a parte de madeira em que os atletas colocam os pés, a prancha longa. Há os rolamentos, que são a parte mais importante, que servem para proporcionar leveza e rapidez aos movimentos do esporte. Os rolamentos são ligados ao truck, que é um equipamento feito de alumínio que liga o shape e as rodas. E por fim, as rodas que possuem grande variedade de tamanhos, porém, são bem maiores que as do skate comum, para proporcionar mais estabilidade e não derraparem em buracos ou pedras.

LONGBOARDERS

Em entrevista, o longboarder Jhonny Furman explica que começou a andar há dois anos, e desde então tem verdadeira paixão pelo esporte. “Gosto do long porque é um esporte que depende só de você, não é como no futebol ou basquete, onde você depende de uma equipe”. Jhonny conheceu o esporte através de amigos e desde então começou a dedicar muito tempo praticando no bosque São Lourenço e na pista do Guabirotuba.

O campeão mundial de downhill Douglas Dalua está passando esta semana em Curitiba para contribuir com seu projeto “Dalua na estrada”, que consiste em filmar downhill em vários picos diferentes, inclusive, o da capital paranaense.

 

Fechado para comentários.