cultivo de abelhas em casa
Cultivar abelhas beneficia meio ambiente

Brasil extinguiu cerca de 15 mil colmeias recentemente

Por José Luiz Moreira Junior

Você já pensou em ter abelhas como se fossem um animal de estimação? Além de ser algo praticado por algumas pessoas, o cultivo é essencial para auxiliar na preservação do meio ambiente. Cada espécie “possui uma função importante para manter o equilíbrio do ecossistema”, garante o biólogo Rafael Cruz Lima. O profissional acredita que a extinção das abelhas poderia acarretar em diversos impactos para o meio em que estamos inseridos.

O biólogo explica que as abelhas são polinizadoras de grande eficiência, promovendo assim a diversidade de inúmeras espécies de plantas. “É durante esse processo de polinização que as abelhas realizam um grande favor ao meio ambiente, originando os frutos várias espécies e chegando a aumentar a produtividade de plantas cultivadas em até 500%”, explica. Lima comenta que com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e o guardam na vesícula melífera. Os grãos de pólem ficam presos em seus pelos e, em razão do deslocamento, podem ser levados a outras flores.

Dados divulgados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) apontam que em média, cerca de 15 mil colmeias de abelhas foram extintas no Brasil nos últimos cinco anos. Em números, equivale a quase 1 trilhão de abelhas a menos no meio ambiente. O Canadá desenvolveu uma petição que barra o uso de pesticidas a favor das abelhas. Lima garante que o imidacloprido é “um químico terrível que é usado em boa parte das frutas e dos vegetais”, diz. O objetivo deste documento é reunir 4,5 milhões de assinaturas.

Engenheiro das abelhas

O engenheiro de produção que trabalha atualmente na área da construção civil, Sebastião da Silva Vieira, sempre se interessou pelas abelhas, desde sua infância. Sendo assim, há 4 anos, ele deu início ao processo de cultivo em sua casa, no bairro do Pinheirinho, em Curitiba.

“Em casa, tenho 10 colmeias de espécies diferentes: 2 mandaçaia, 2 mirim e 6 jataí”, conta. O engenheiro afirma que produz única e exclusivamente por hobbie, ou seja, não faz a comercialização do mel produzido pelas suas abelhas.

Em relação aos cuidados, Vieira comenta que não são necessários muitos procedimentos, todavia, deixar as colmeias longe do sol e da chuva é fundamental. “Além disso, locais frescos são essenciais para manter a qualidade e a produtividade das abelhas”, enfatiza. O cultivador ainda explica que ter essas colmeias é igual possuir um aquário, em que você pode observar e cuidar dos peixes da mesma maneira.

A vida das abelhas em números:

  • 12 km é a distância que uma abelha pode percorrer em busca de água e alimento
  • 8 kg de mel são consumidos pelas abelhas para produzir 1 kg de cera
  • 5 g de mel por ano é a produção média de cada abelha
  • 4 milhões de flores são visitadas para a produção de 1 kg de mel

 

Por que o mel faz bem?

  • O mel fornece VITAMINAS e MINERAIS para o organismo
  • É uma excelente fonte de ENERGIA devido ao alto teor de glicose
  • Serve como HIDRATANTE NATURAL contra a pele ressecada
  • Auxilia no metabolismo, auxiliando na PERDA DE PESO
  • Sua fonte de antioxidante ajuda na PREVENÇÃO DO CÂNCER

Fechado para comentários.