02
Veja como foi a cobertura do Beta Jornalismo

Evento, que aconteceu neste sábado, tem seis palestras e dois debates

O curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizou, nos dias 7 e 8 de outubro, mais uma edição do Beta Jornalismo, evento voltado para profissionais e estudantes da área da comunicação. Em sua quarta edição, o Beta recebeu seis palestrantes, entre eles Milton Jung (Rádio CBN), Caio Cavechini (Profissão Repórter/TV GLobo) e Rosental Calmon Alves (Knight Center for Journalism in the Americas). Os outros destaques foram Murilo Roncolato, do Nexo Jornal; Vanessa Fogaça, do Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta e Brunno Covello, fotografo que vem desenvolvendo um projeto de registro da vida dos haitianos em Curitiba.

Confira abaixo como foi a cobertura em tempo real:

Cinco palestras foram presenciais e uma, via webconferência – com Rosental Calmon Alves, direto do Texas. Todas tiveram cerca de 50 minutos de duração. O público pôde participar, mandando perguntas aos convidados, por meio das redes sociais e do aplicativo Whatsapp.

Neste ano o evento contou com novidades: pela primeira vez, os estudantes tiveram participação direta, em dois mini-debates batizados de “Beta Insights”: um no turno da manhã e outro, à tarde, ambos no sábado. Foram debatidos os temas “Streaming versus Televisão” e “WEB versus Jornais Impressos”. O formato dos debates foi análogo ao pecha kucha e contou com uma votação final do público, pela web.

Os estudantes de Jornalismo da PUCPR auxiliaram na organização e na divulgação do evento, e também realizaram uma cobertura em tempo real, por meio de redes sociais e do Portal Comunicare.

 

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Caio Cavechini é formado em Jornalismo pela ECA-USP, é editor-executivo do programa Profissão Repórter da TV Globo. Colabora com a Repórter Brasil dirigindo documentários. Como repórter, fez grandes coberturas internacionais, como o terremoto no Haiti (2010) e a ofensiva de Israel contra Gaza (2012). É organizador do livro Profissão repórter 10 anos: Grandes aventuras, grandes coberturas, lançado em 2016.

Mílton Jung é jornalista, âncora da rádio CBN, apresentador do programa Mundo Corporativo, autor dos livros “Jornalismo de Rádio” e “Conte Sua História de São Paulo” e co-autor de “Comunicar para liderar”. Foi repórter e âncora nas principais emissoras de televisão do país (Globo, SBT, TV Cultura, Rede TV!), foi editor-executivo do Jornal do Terra/Portal Terra; considerado o Melhor Âncora de Rádio, em 2009 e 2014; e Prêmio Especial do Júri APCA em 2014.

Murilo Roncolato é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero em 2011. Atualmente é repórter do Nexo Jornal. Foi repórter de cultura digital no Estadão por cinco anos, teve passagem pela revista Caros Amigos, e contribuiu para publicações como Galileu (Globo) e Revista.br (CGI).

Rosental Calmon Alves é fundador e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas. Em 1996, conquistou a cátedra John S. and James L. Knight da Universidade do Texas em Austin, onde atua até hoje e detém a cátedra Unesco de comunicação. Com quase 50 anos de atuação, Alves iniciou sua carreira nas rádios Tupi e Nacional, no Rio de Janeiro, e nas revistas IstoÉ e Veja. Atuou no Jornal do Brasil, onde trabalhou como correspondente em Madrid, Buenos Aires, Washington e Cidade do México. Foi editor-executivo e diretor do JB. Integra a Abraji, tendo colaborado com sua fundação. Foi um dos vencedores de 2016 do Prêmio Maria Moors Cabot, da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia.

Vanessa Fogaça Prateano é formada em Jornalismo pela UFPR, é produtora de conteúdo do Coletivo de Jornalistas Feministas Nísia Floresta e consultora de Mídia e Gênero da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR. Foi repórter da editoria de Vida e Cidadania da Gazeta do Povo de 2009 a 2014.

Brunno Covello é fotojornalista, trabalhou durante 8 anos na assessoria da Prefeitura Municipal de Curitiba e por dois anos e meio integrou a equipe de repórteres fotográficos do jornal Gazeta do Povo. Atualmente, desenvolve um projeto fotográfico sobre a vida dos haitianos em Curitiba, bem como trabalhos comerciais e autorais. Vencedor de diversos prêmios de fotografia.

 

Acesse nossas redes sociais e confira como foram as edições anteriores:

https://twitter.com/betajornalismo
https://www.facebook.com/betajornalismo
https://www.instagram.com/betajornalismo/

Fechado para comentários.