Foto: Rodrigo Sigmura
TRE lança central telefônica para tirar dúvidas dos eleitores

Eleitores têm dúvidas principalmente relacionadas ao local de votação

Por Gabriela Gianni, Rodrigo Sigmura e Larissa Saldanha

Eleição biométrica não exclui uso do título

Foto: Rodrigo Sigmura

Desde o dia 25 de setembro, os eleitores podem tirar as suas dúvidas referentes às Eleições 2014 discando para o número (41) 3072-4840. Esse telefone foi criado para que a população chegue às urnas sem qualquer tipo de problema. Até setembro, o canal funcionava de segunda a sexta-feira das 9h às 19h. Já na primeira semana de outubro, o horário será diferenciado: das 9h às 7h no sábado (4) e no domingo (5), dia das eleições, das 7h às 17h.

Os eleitores têm precisado de esclarecimentos principalmente relacionados ao local de votação e a sequência dos votos na urna eletrônica. “Parece que os eleitores esquecem qual é seu local de votação de uma eleição para outra. Outra pergunta recorrente diz respeito à justificativa eleitoral e também qual é a ordem correta de votação”, comenta Mardem Machado, que é assessor de imprensa do TRE-PR. A central de atendimento ao eleitor veio justamente para eliminar essas dúvidas.

A dona de casa Lidiane Camargo afirma que teve a necessidade de ligar para a central, e o telefone a ajudou. “Precisava saber se poderia ajudar minha mãe, que é idosa, na hora de votar. Liguei na central e eles me esclareceram tudo o que eu perguntei”, diz.

Segundo Marden Machado, o serviço já existe há algum tempo e sempre é disponibilizado nesse período próximo às eleições. “São muitas ligações, principalmente no final de semana das eleições. Dispomos de dez linhas e há momentos em que todas estão ocupadas”, afirma.

Fechado para comentários.