Treinos ao ar livre se popularizam em Curitiba

Mahamudra e CrossFut estão entre as novidades

Por Igor Arendt Ramos

As academias de ginástica convencionais – que costumam ficar lotadas no período do Verão – vêm perdendo espaço para treinos alternativos, muitos deles ao ar livre. O fenômeno também acontece em Curitiba e tem como exemplo a Mahamudra Brasil, que foi criada em São Paulo pelo modelo, empresário e coach Cesar Curti.

O Mahamudra mistura técnicas de calistenia, artes marciais, CrossFit e Yoga, entre outros esportes. Os treinos são realizados com a estrutura pública de parques, como a do Parque Barigui, onde o grupo realizou aulas experimentais assim que chegou a Curitiba, na última semana de março.

De acordo com o educador físico, Curitiba já ultrapassou o Rio de Janeiro em pessoas interessadas na prática. “Às vezes, você muda sua vibração e seu jeito de pensar naquele dia justamente pelo fato de estar ao ar livre, de estar convivendo com pessoas, animais e com o meio ambiente”, diz Curti.

Segundo o fundador, o Mahamudra surgiu a partir da necessidade de unir saúde e exercício físico. O grupo define a modalidade como um método de desenvolvimento humano focado na constante evolução do ser. A grande mudança está no despertar da consciência: “Não adianta você querer mudar o mundo, se as pessoas não querem mudar”, explica o empresário

O coach do Mahamudra Curitiba, Felipe Kutianski, formado em Educação Física pela Universidade de Coimbra, conta que conheceu o grupo por meio de redes sociais. Kutianski entrou para a equipe após passar alguns dias de treinamento intensivo em São Paulo. “Foi muito treinamento físico para entender como é a técnica que eles utilizam, a metodologia e muita parte teórica”. A meta do grupo é ser referência no Sul do Brasil.

As irmãs Alyssa e Marjo Gerowski, 17 e 25 anos, estiveram presentes em uma aula experimental do Mahamudra em Curitiba. Ambas aprovaram o treino. “Gosto muito do estilo deles, porque eles não levam em consideração só o treino em si, mas, sim, o tripe do espiritual, corpo e mente”, pontua a irmã mais velha.

 

IMG_7249

Antes dos treinos, os alunos preparam-se e concentram-se por meio de uma meditação | Foto: Igor Arendt Ramos


 

IMG_7264

O treino foi dividido entre membros superiores e inferiores | Foto: Igor Arendt Ramos

 

Novo esporte mistura Crossfit e Futebol

O Crossfit, criado nos Estados Unidos, transformou-se em uma febre no Brasil. Em Curitiba, os amigos Thiago Cesar e Rodrigo Pequito misturaram o esporte com o futebol e aplicam aulas de CrossFut, outra modalidade alternativa às acadêmicas tradicionais.

Assim como o Mahamudra Brasil, o CrossFut CWB também é realizado em lugar aberto. “A ideia é retirar o treinamento de ambientes fechados e massantes, como o das academias, e transpor para o lugares abertos”, conta o fisioterapeuta Pequito. O treino visa melhora em velocidade, resistência, força e potência.

De acordo com Pequito, a ideia do esporte surgiu com a experiencia profissional de Cesar, que durante dois anos trabalhou no Operário Ferroviário Esporte Clube,de Ponta Grossa. A meta dos treinos é trazer as praticas do mundo profissional e adaptar para pessoas comuns.

O treino é baseado em técnicas de preparação física de jogadores de futebol, mesclado com exercícios do CrossFit. O local utilizado é uma cancha de futebol society aberta.

Os treinos do CrossFut CWB são realizados diariamente em quatro horários: 7h às 8h, 8h às 9h, 17h30 às 18h30 e 18h30 às 19h30. As aulas são aplicadas na Arena dos Campeões, localizada na Rua Antonio Barbosa Ferraz Junior, 360, no bairro Portão, em Curitiba.

Realize seus treinos sozinho(a)
Para quem prefere realizar exercícios por conta própria, o Portal Comunicare preparou uma mapa com parques e praças da cidade onde você encontra equipamentos para realizar seus treinos.

Fechado para comentários.