Trilhando os mistérios da natureza

‘Respirar’ os encantos da natureza é o que os visitantes fazem

Cada atração possui uma trilha (Foto: Bruna Martins)

Cada atração possui uma trilha (Foto: Bruna Martins)

Rochas, trilhas, fauna e flora compõem o cenário do parque. Com uma área de aproximadamente 3.122,11, as principais atrações de Vila Velha são: Furnas, Arenitos e Lagoa Dourada.

Os Arenitos abrigam as pedras, que para muitos são esculpidas em diferentes formatos, entre elas temos as famosas formações da ‘Taça’, ‘Índio’ e ‘Bota’.

As furnas são depressões em formato de crateras formadas à milhares de anos, devido ao processo de sedimentação das rochas, em seu subsolo estão as águas cristalinas que ganham um tom esverdeado, com a forma circular e paredes verticais. O parque possui duas furnas, sendo que uma delas é composta por um elevador que até alguns anos atrás permitia aos visitantes um passeio com uma visão panorâmica das belezas naturais do local. Atualmente o elevador não funciona mais, pois seu período de concessão acabou em 2001, além do mais, a graxa dos cabos de sustentação caiam na água e matavam os peixes.

Peixes, conchas, águas claras e vegetação compõem a Lagoa Dourada, uma das mais belas paisagens do parque. Ao entardecer, quando os raios solares incidem sobre as águas, refletem pequenos pedaços do mineral ‘mica’ que apresenta uma coloração dourada e está depositado no fundo da lagoa. A Lagoa Dourada é uma furna em processo de extinção, causado pelo assoreamento.

Natureza só é completa com fauna, o que é abundante na região. Cerca de  233 espécies fazem de Vila Velha o seu habitat natural. Muita delas em extinção, como explica o engenheiro ambiental e também administrador do parque, Mario Moro. “A onça sussuarana, o lobo guará, a gralha azul, os veados campeiros e muitos outros animais estão em risco, e presentes na população do parque. A vida dos animais silvestres é natural aqui, não há qualquer tipo de intervenção em seus hábitos”, afirma.

Moro ainda fala sobre a responsabilidade do parque com a vida destas espécies. “Nosso cuidado é manter a área e os elementos naturais da cadeia alimentar, preservando assim as espécies”.

______________________________________________________________

Veja mais em Plano de Manejo auxilia na preservação do Parque

Ouça a opinião dos visitantes sobre o Parque em Experiências voltam na mala

Fechado para comentários.