08 ago

Visitas no ar

Primeiro dia de web rádio Comunicare ao vivo deste semestre e recebemos a visita de estudantes de diversos colégios integrantes do Projeto Conviver Marista. Eles vieram conhecer o LabCom e alguns puderam entrar ao vivo no ar com o âncora Bruno Previdi.

08 ago

Estávamos com saudades!

A web rádio Comunicare já está novamente no ar com programação ao vivo. Os trabalhos começaram na terça (08).

A cada dia da semana uma nova equipe estará no comando da programação, que tem radiojornais de meia em meia hora a partir das 13h30 e um radiojornal completo às 18h.

Diversos outros programas também fazem parte da grade, como o Comunicare nos Esportes, produção esportiva que vai ao ar toda terça das 12h às 13h15.

Para ouvir, basta acessar www.portalcomunicare.com.br/webradio

E você também pode nos ver. Em alguns momentos a gente liga a webcam para mostrar como se faz um programa de rádio ao vivo.

A foto é da nossa primeira reunião de trabalho. Olha quanta gente no time!

12 maio

Estudantes do 3º período de Jornalismo têm palestra com coordenador da rádio CBN Curitiba

Os estudantes do 3º período do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) tiveram uma palestra na manhã dessa quinta-feira (11/05) com o coordenador de jornalismo da rádio CBN Curitiba, Márcio Miranda. Eles ouviram relatos sobre a rotina da produção na primeira emissora all News da capital paranaense, as competências necessárias para os profissionais de comunicação e o perfil de jornalista para cumprir os compromissos de buscar informações de forma ética e levar ao público notícias de relevância e qualidade.

Márcio Miranda citou ainda mudanças tecnológicas recentes, que influenciaram o dia a dia de um jornalista de rádio. Um exemplo disso foi a popularização de telefones celulares com acesso à internet. O aparelho deu a possibilidade de gravação e edição de sonoras ainda na rua – antes de chegar à redação – e tornou a informação ainda mais instantânea e ágil. Além disso, os celulares abriram novo canal de interação com os ouvintes, já que é possível utilizar aplicativos de conversa para o envio de áudios.

O jornalista Márcio Miranda é formado pela PUC-PR e trabalha na CBN Curitiba há nove anos, quatro deles na função de coordenador de jornalismo. Ele tem experiência ainda com produção de TV, com passagem nas redações da Rede Massa e Rádio Clube Paranaense.

08 maio

Narley Resende conversa sobre a rotina produtiva de rádio com estudantes do 5º período de Jornalismo

O jornalista Narley Resende – repórter e âncora da rádio Band News FM em Curitiba – fez uma palestra para os alunos do 5º período de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) sobre as rotinas produtivas em rádio. O papo aconteceu na manhã dessa sexta-feira (05/05) no Bloco Vermelho durante aula da disciplina de Jornalismo em Mídia Sonoras.
 
Entre os assuntos abordados, Narley Resende falou a divisão do trabalho entre a equipe de jornalistas para produção de notícias. O repórter comentou sobre o processo simultâneo de apresentação e operação da mesa de som – formato característico da redação da rádio Band News –, transição entre as equipes nos diferentes horários, relação com as fonte e com os ouvintes.
 
Narley também é repórter do Paraná Portal e tem passagens por outras redações, como do Metro Jornal, Band TV, Portal Bem Paraná. O profissional tem experiência ainda com assessoria de imprensa de instituição públicas e de empresas privadas. 
08 maio

Estudantes ouvem Rafaela Moron sobre comprometimento com a equipe jornalística em rádio

A autonomia do repórter para pautar-se e responsabilizar-se pelas informações levadas ao ar, além da necessidade de comprometimento com a equipe jornalística, foram os dois temas mais discutidos na conversa entre a jornalista e âncora da rádio CBN de Curitiba, Rafaela Moron, e estudantes do 5º período noturno de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A conversa acontece nessa sexta-feira (05/05) no Bloco Vermelho durante aula da disciplina de Jornalismo em Mídia Sonoras.

A jornalista falou da experiência profissional dela, a entrada no mercado de trabalho e as diferenças de produção de notícias entre redações de televisão e de rádio. Rafaela Moron destacou o foco no imediatismo e na prestação de serviço ao ouvinte no meio rádio. Ela contou casos pessoais de apuração para exemplificar os conceitos que discutiu com os alunos.

Rafaela Moron integra a equipe da rádio CBN na capital paranaense há dois anos e meio. Em parte desse período exerceu a função de repórter e atualmente ancora o programa local no período da tarde. Paralelamente, a jornalista ainda trabalha como editora e repórter na RIC TV Record. Rafaela em passagem ainda por redações da TV Transamérica, TV Educativa e TV Record de São Paulo, além de colaborar por quatro anos com o caderno FUN do jornal Gazeta do Povo.