Peça CAOS combina dança e expressão corporal em espetáculo reflexivo

A apresentação proporciona aos seus espectadores uma viagem e avaliação com seu próprio interior
Por Daniela Alves e Nathalia Brum
O Instituto Transcendere, que é referência na modalidade “Dança Terapia”, trouxe neste domingo (31) no Teatro Cléon Jacques, a peça “Caos”que faz parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba. A apresentação de dança que reuniu expressão corporal e sapateado. Além das vestimentas básicas, o caráter simples do cenário e dos personagens auxiliaram o público a adentrar às origens do ser humano.
O espetáculo retratou a mania da sociedade de transferir a culpa de seus problemas e o poder sobre eles para figuras mais poderosas cuidarem e comandarem desde o início da nossa existência;enfatizando a importância do poder pessoal e a busca pelos direitos de cada um.
Durante a apresentação os atores ao mudarem constantemente de lugar, indo até para entre a plateia, proporcionaram uma aproximação entre apresentador e espectador diferente das peças tradicionais.
Segundo o ator da peça Pedro Latro, o “Caos” apresentado e desenvolvido pode ser relacionado não apenas à atual situação do país, como também ao passado e talvez futuro do Brasil: uma realidade marcada por desonestidade, transferência de culpa, corrupção e distanciamento da ordem e progresso citados na bandeira.
Pedro afirmou também que a dança tinha como objetivo causar uma interpretação própria e diferente em cada pessoa, não tendo, portanto,uma maneira correta e única de ser entendida.
A peça ocorrerá ainda nos dias 1º e 2 de abril no teatro Cléon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700- São Lourenço) com valor de 20 reais meia entrada e 40 inteira. No dia primeiro será às 20h e no segundo às 11h. Os ingressos podem ser adquiridos e retirados no local antes da peça.