Cresce a procura por estabelecimentos que ofereçam uma alimentação saudável

A convergência de vários fatores como novos hábitos, justificam tal crescimento
Por Gustavo Ferraz
A prática de um esporte e a frequência a uma academia já não são mais suficientes se não tiver uma alimentação balanceada. Segundo um artigo publicado pelo Ministério da Saúde no ano de 2014 com a temática “Alimentação Saudável”, pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças.
De acordo com dados do Euromonitor International, empresa que fornece uma análise do ambiente de negócios, com referência no ano de 2017, apontou que o mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil cresceu, nos cinco anos anteriores, em média 12,3% ao ano e que apenas em 2016 foram R$ 93,6 bilhões em vendas nesse setor no país.
O gerente de uma loja especializada em produtos tropicais em Curitiba Thomas Kaufmann conta que, no ano de 2006, sua família resolveu criar a sua marca em fast food saudável dentro de shoppings no Brasil. Hoje, a rede tem 10 anos de mercado e conta com 11 lojas em Curitiba e Região Metropolitana. Kaufmann conta que a história do estabelecimento nasceu com seu pai, que já teve vários tipos de empreendedorismo na cidade. “Na época tínhamos uma alta demanda de sucos e a vontade de abrir um negócio surgiu quando meu pai visitou um shopping da cidade”. O gerente afirma que sua família já trabalhou com vários setores do mercado, como pizzaria e cafeteria. Quando tinha um estabelecimento, Kaufmann conta que notou a alta demanda por sucos naturais: “não havia oferta para esse público do mercado fit na época”, relata o gerente.
O economista Daniel Rodrigues Poit diz que o setor tem grande potencial. “Cresce a cada dia o número de pessoas que percebem, a importância de uma alimentação saudável, mais equilibrada”. Poit finaliza dizendo que toda alimentação que tenha o apelo fitness tem um potencial muito grande de crescimento.