Preço dos ovos é alvo de critica

por Carlos Mazetto
Preço dos ovos é alvo de critica

Preços elevados em supermercados faz com que aumente a procura por produtos artesanais, defende especialista

 

Por Bernardo Gonzalez, Carlos Mazetto e Diego Diogo Santos

Produtores artesanais de Curitiba questionam os preços elevados dos ovos de páscoa e demais chocolates industriais vendidos nos mercados da cidade. Segundo as empresárias ouvidas pela reportagem, os supermercados adotam uma conduta “abusiva” ao cobrar expressivamente a mais por barras de chocolate em formato de ovos.

Para a sócia-proprietária da Fábrica Cafeteira, Bruna Gonçalvez, existe uma falta de equilíbrio entre a qualidade e o preço dos ovos de chocolate na indústria. “Eles perderam a noção, estão cobrando R$ 60 no peso de uma barra de chocolate, só porque está no formato de um ovo”, critica. A empresa de Bruna produz ovos artesanais no período de Páscoa há três anos e conta que a procura tem crescido gradativamente. “Ano passado vendemos mais de 400 ovos e esse ano com um cardápio maior a expectativa é ainda maior que no ano anterior”, explica.

A proprietária de loja especializada em chocolates, Rose Petenucci, conta que a páscoa representa 30% do faturamento anual de sua loja. Os preparativos para esta época do ano começam em agosto do ano anterior, com a compra de embalagens e utensílios e a produção é iniciada logo após o natal. Ela explica ainda que percebe por parte do consumidor uma valorização maior dos produtos caseiros e artesanais de produção local.

A empresária atribui o aumento da procura a algumas questões como o avanço da industria de embalagens e a produção nacional de chocolates de qualidade. “ Há alguns anos atrás você tinha um único fornecedor de chocolate para um único fornecedor de formas, o restante era de baixa qualidade”, diz. Ela explica que atualmente há uma variedade de chocolates nacionais e importados que facilitam na produção e diminuem os custos.

Segundo a analista do Sebrae-PR, Rosana Vargas a elevação no preço dos chocolates tradicionais nesse período do ano é um dos fatores que favorecem a procura dos consumidores por ovos artesanais. “Percebemos que a procura pelos artesanais vêm aumentando a cada ano, isso se deve a grande variedade de preços e possibilidades de sabores que encontramos nestes produtos.  A s pessoas estão buscando por produtos únicos, que não encontram em qualquer loja”, explica.

A professora de inglês Camila Conque relata que no ano passado começou a produzir ovos de páscoa em casa para complementar a renda. “Comecei vendendo para os conhecidos, eles gostaram tanto que indicavam e presenteavam outras pessoas que, depois, vieram me procurar para comprar mais”.

Para Conque a procura por produtos artesanais tem aumentado por conta dos preços altos dos supermercados, comparado com a produção artesanal. “Eu cobro o preço justo, claro que tiro meu lucro, mas não é abusivo como temos visto nas gôndolas e parreiras dos supermercados”, conta.

Autor