Fatos retoma atividades com 40 estudantes de Jornalismo em produção remota

por Lorena Rohrich
Fatos retoma atividades com 40 estudantes de Jornalismo em produção remota

Cobertura da pandemia do novo coronavírus terá prioridade no noticiário do Portal Comunicare

Por Emily Redis, Danielle de Sousa, Lorena Rohrich e Milena Chezanoski 

Alunos de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) voltam às atividades na Fatos Narrativas Midiáticas para contribuir com o esclarecimento das comunidades universitária e externa neste período de combate à pandemia de Covid-19. Assim como a maioria das práticas extracurriculares, a redação do projeto havia suspendido o funcionamento no início da quarentena. Mas a possibilidade de praticar novas técnicas jornalísticas em ambientes virtuais e colaborar com a produção de informação relevante levaram à decisão de retomar a rotina, desta vez a partir das casas de cada um dos estudantes e professores envolvidos no projeto.

Um reunião realizada no dia 6 de abril, pela primeira vez em uma plataforma online, foi a largada do planejamento das atividades neste novo contexto. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a PUCPR decretou a suspensão das atividades presenciais, o que levou o grupo a migrar para o ambiente digital. Nos três dias letivos desta semana, os estudantes começaram a se preparar para a cobertura por meio de oficinas online e nesta quarta-feira (8) iniciaram a produção de reportagens. O Portal Comunicare e as redes sociais devem se dedicar principalmente às notícias sobre o novo coronavíurus.

A Fatos é um projeto criado no início de 2018 com o propósito de divulgar notícias sobre a universidade, a cidade de Curitiba e região. Atualmente, um grupo de aproximadamente 40 estudantes produz conteúdos diários sobre economia, política, educação, saúde e aspectos gerais da cidade. As matérias são elaboradas sob a orientação dos professores Renan Colombo e Lenise Aubrift Klenk e publicadas no Portal Comunicare e nas redes sociais do veículo. No semestre passado, a Fatos produziu 113 matérias para o portal, cerca de 88% do conteúdo total do site.

O estudante do primeiro período do curso Leonardo Ossovski conta que está muito animado e ansioso para começar a produzir reportagens para o portal. “Eu consigo sentir que vou ter uma grande evolução na minha área de apuração e produção de pauta”, afirma. 

A aluna Mariana Toneti diz que estava preocupada com a possibilidade de não haver o projeto. ”A Fatos é uma experiência única para nós e estávamos tristes por (talvez) não ter.” Para ela, a ideia de ajudar na cobertura do coronavírus é gratificante. “Podemos finalmente começar nosso trabalho.”

Matérias Especiais

Nas sextas-feiras, a Fatos vai se dedicar à produção de conteúdos especiais, elaborando materiais como entrevistas, podcasts, lives, depoimentos, vídeos e mesa redonda. Ainda estão previstas séries de reportagens sobre diversos assuntos. A proposta é envolver o público de uma maneira diferente, principalmente no período de quarentena. Além de ser uma maneira de apresentar novos conteúdos, a intenção é proporcionar aos alunos do projeto uma experiência semelhante à do mercado de trabalho.

A estudante do primeiro período de Jornalismo Giovana Bordini acredita que a iniciativa trará muitos benefícios para o futuro dos alunos. Para ela, a produção de entrevistas, podcasts e lives proporciona o aprendizado e treino da fala e postura em vídeo, por exemplo.

Allanis Menuci, também do primeiro período, afirma que esse tipo de elaboração, se bem executada, trará um bom aprendizado e um resultado positivo para a comunidade. Menuci avalia que essas são as melhores formas de disseminação de informações e medidas de proteção contra a Covid-19.

 Oficinas da Fatos

Como a formação é principal propósito do projeto, os estudantes passaram por uma espécie de treinamento antes de iniciar as atividades. Os professores responsáveis pela Fatos promoveram três oficinas online. Os estudantes do primeiro período estão integrados a colegas veteranos que já frequentaram a redação em semestres anteriores. Na primeira semana, os calouros aprenderam a utilizar as ferramentas necessárias para a construção dos conteúdos produzidos e foram apresentados ao ambiente de trabalho. Além disso, desenvolveram uma prática de produção do modelo de conteúdo que é postado no Portal Comunicare.

A aluna Mariana Alves, nova integrante do projeto, disse ter aproveitado bastante as oficinas. “As ferramentas são bem fáceis de trabalhar, foi muito produtivo”, afirma. Ela ainda conta que as conversas com os professores contribuíram para “abrir o olhar jornalístico” dos estudantes.

Autor