PUCPR conclui primeira etapa do empréstimo de equipamentos para aulas remotas

por Allanis Bahr Menuci
PUCPR conclui primeira etapa do empréstimo de equipamentos para aulas remotas

Alunos e funcionários da universidade puderam realizar o empréstimo de notebooks e modens para uso educacional.

Por Allanis Menuci, Eduardo Veiga e Giovana Bordini. / Foto: Karine Ribas Annes dos Santos 

Com a mudança do regime de aulas presenciais para remotas, estudantes e docentes da PUCPR que não tinham estrutura necessária para continuar suas atividades em casa puderam emprestar equipamentos da instituição. A universidade ofereceu notebooks e modens de internet, que foram entregues entre os dias 4 e 17 de abril. Um total 320 alunos se beneficiou da primeira etapa da iniciativa.

No começo de abril, em um comunicado oficial, a PUCPR divulgou a disponibilidade de 330 notebooks e 178 modens 4G. Até o momento, foram cedidos 268 notebooks e 123 modens de internet a esses estudantes. Esses equipamentos também foram oferecidos a professores da instituição, para os quais foram emprestados quatro computadores, quatro modens e uma mesa digitalizadora.

Segundo a coordenadora de Transformação Digital da PUCPR, Karine Ribas Annes dos Santos, o isolamento social impediria muitos alunos de participar das aulas, em decorrência da falta de equipamentos. Apesar de o foco inicial, de acordo com ela, ter sido o atendimento a alunos bolsistas, muitos outros também demandaram o serviço. “Muitos alunos normalmente utilizam a PUC como um laboratório. Computadores disponíveis, biblioteca disponível”, afirma Santos. “E nessa reclusão nós sabíamos que essas pessoas não teriam esse acesso.” Entre os beneficiados, estavam alunos que moram em áreas rurais ou que não dispõem de estrutura no imóvel onde vivem. “Todos que precisaram desse recurso e que fizeram a solicitação, foram atendidos”, complementa.

 

 

 

O levantamento da necessidade de equipamentos foi feito logo na primeira semana. A partir de informações apresentadas pelos coordenadores de curso, a equipe da Transformação Digital pode iniciar os processos de empréstimo. No entanto, de acordo com a Assessoria de Tecnologia da instituição, dos 598 alunos que foram contabilizados no levantamento, 278 não chegaram a precisar da assistência. Após o contato da PUC com os alunos que constavam no levantamento, em muitos casos concluía-se que não existia a real demanda, pois o estudante já havia providenciado seu próprio equipamento.

No momento da entrega, os cuidados especiais necessários do atual momento também foram levados em conta. “Daquilo que pude acompanhar de reuniões sobre os processos de organização e do cuidado com essas entregas e principalmente com a segurança dos alunos e dos colaboradores, vejo que tudo tem sido feito da maneira mais criteriosa possível”, afirma Maria Solange Krauss, coordenadora Operacional Administrativa da Escola de Educação e Humanidades. A equipe envolvida no trabalho contava com apenas dez pessoas que passavam por um sistema de escala. No atendimento para a retirada dos computadores, permaneciam apenas três pessoas. “Quando recebemos a proposta dos empréstimos, nossa primeira preocupação foi com os protocolos de segurança. O uso de máscaras, luvas, álcool. Também a questão do distanciamento”, diz Santos. O agendamento dos atendimentos também foi realizado de forma a evitar o acúmulo de pessoas.

 

todas as mesas continham álcool em gel e os funcionários   estavam devidamente preparados para o atendimento.

 

O empréstimo é oferecido de acordo com pedidos recebidos pela PUCPR. De modo geral, a coordenação acredita que a grande parte dos estudantes que realmente necessitavam do serviço já foi atendida. “Todos os esforços estão sendo feitos por parte da universidade e por parte dos professores”, aponta Maria Solange. “É um momento de aprendizagem para todo mundo. Para os professores e para os alunos.”

Autor