Pequenas empresas enfrentam desafios na pandemia em Curitiba

Comerciantes precisam encontrar alternativas para conter o avanço da pandemia enquanto mantém o funcionamento de seus negócios
Por Beatriz Artigas, Beatriz Tsutsumi, Eduarda Fiori, Marina Geiger, Marcelo Makhoul e Ricardo Luiz da Silva
* Este é um conteúdo patrocinado, desenvolvido na disciplina de Branded Content, sem, contudo, remuneração efetiva aos estudantes que o desenvolveram. *
Os desafios dos pequenos negócios aumentaram na pandemia, os empreendedores precisaram adotar medidas em seus negócios para conter o avanço da Covid-19, assim como determinam as autoridades de saúde, e dessa maneira se adaptando às medidas de proteção. As micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo dados do IBGE, é um resultado que cresce cada vez mais.
Devido às restrições e ao distanciamento social, alguns empreendedores realizaram mudanças que já estavam nos planos, mas não tinham saído do papel. Este é o caso de Lucas Chan Gomide e Gustavo Alberge, donos da padaria artesanal Maçã. Os mesmos comentam que, devido às medidas de prevenção contra o Coronavírus, alguns serviços da casa foram reforçados ou otimizados. Como por exemplo, a retirada de pedidos pelo balcão e o atendimento online. “A gente adicionou também o online, uma coisa que a gente não trabalhava e ainda pretende explorar muito mais”, afirma Gustavo. “Fez a gente acelerar os processos que a gente já queria melhorar” completa Lucas.
No início da pandemia, a demanda ficou totalmente inusitada, assim diz Gustavo “A gente não sabia se tinha que produzir mais, porque poderia ser que as pessoas que fizeram estoque, na outra semana, não viriam. Então a demanda ficou muito maluca”. Mas com o passar do tempo, os donos da padaria foram se adaptando ao “novo normal” e sua nova demanda. Lucas considera que ainda há movimento no local por ser um serviço essencial “Nesse meio tempo a gente viu que as pessoas, por ficarem mais tempo em casa, ainda procuram bastante a padaria” completa.
Muitos consumidores se adaptaram aos aplicativos de entrega, sem deixar de fazer as compras essenciais pessoalmente, assim como Cobi Cruz, designer e diretor de uma rede de orgânicos. O designer frequenta diversos locais como feiras e estabelecimentos do setor orgânico, por isso, como cliente há alguns anos da Padaria Maçã, acredita que o local se adaptou bem às mudanças, em comparação a outros lugares. “Acho que o consumidor de orgânicos é um pouco mais consciente, tem uma noção maior do coletivo, do outro”.
A confiança e preferência por comércios menores por muitos clientes é uma forma de ajuda de extrema importância em desafios como a pandemia. Os setores orgânicos tem se mostrado grandes promissores no setor de empreendedorismo.“Produtos com vida útil maior tem sido uma preferência de qualidade” conta Cobi. Ele ainda destaca os pães da padaria Maçã, não somente pelos ingredientes orgânicos e fermentação natural, mas também pelo resultado final do pão. Segundo ele, “Não basta ser orgânico e fermentação lenta”. Em relação aos orgânicos, vale lembrar que quase toda a produção, incluso o cardápio do brunch e café da manhã da padaria Maçã, são utilizados ingredientes orgânicos.
Diversos setores foram afetados, assim como o empreendedorismo. “A economia tem um efeito grande em momentos de crise como essa, isso impulsiona o empreendedorismo de sobrevivência”, analisa Rodrigo de Alvarenga, economista conselheiro & CEO. Empresas de pequeno porte passaram por diversas mudanças a fim de evitar aglomerações e riscos à clientes e funcionários. E junto às mudanças vieram as inseguranças, muitos obstáculos são enfrentados para se destacar diante a concorrência e principalmente manter uma estabilidade no negócio, apesar disso, uma crise pode trazer também muitas novas oportunidades para os pequenos negócios. No Paraná existem 1,3 milhões de MicroEmpresas (ME), além de 3,7 milhões de Microempresários Individuais (MEI) no território nacional, de acordo com o Sebrae Data.
“Empreender é na verdade um ato de fé”, completa o economista. Para ele, as dificuldades dos empreendedores são as mesmas independente da pandemia, a diferença é que durante este momento, essas dificuldades se tornam mais acentuadas. “A pandemia aumentou as incertezas e aumentou a dificuldade de você conseguir cliente e desse cliente ter estabilidade para manter esse serviço contratado por ele”. Rodrigo ressalta também dos impactos no Produto Interno Bruto (PIB), “Com a redução da renda em crises o PIB diminui, ele vai encolher aproximadamente 5,5 e 6% esse ano, essa é uma estimativa de mercado do Banco Central”.
Serviço:
Maçã Padaria Artesanal Brasileira
Terça à Sábado das 10h30 às 18h30
Rua Prof. Sebastião Paraná 195, 80320-070. Curitiba – PR.
Contato: (41) 3093-9626
http://macapadaria.supermenu.com.br/
@macapadaria (Instagram)