Será verdade que o “estupro alimentar” existe?

por Giulia Militello Dias dos Santos
Será verdade que o “estupro alimentar” existe?

Por Georgia Giacomazzi e Giulia Militello

A autoproclamada “coach de emagrecimento” Maíra Cardi publicou um vídeo polêmico e de grande repercussão em seu perfil no TikTok sobre “estupro alimentar”. A ex BBB apresenta o tema como se o tal “estupro alimentar” fosse uma atitude em que pessoas próximas a você ou até mesmo da sua própria família empurrassem “goela abaixo o que você disse não”, e que não são capazes de lidar com a sua determinação ao escolher fazer uma dieta.

https://vm.tiktok.com/ZMLE8LYHy/?k=1

Será que é verdade?

No vídeo, a influenciadora é pressionada a comer um doce contra a sua vontade. A coach ainda relata que é possível acabar com tudo isso e ainda convida o espectador a acessar um Link para saber como. Entre diversos especialistas da área da saúde, o vídeo causou bastante revolta por ser uma atitude irresponsável e sem embasamento científico algum. 

 

Em entrevista concedida pela nutricionista Jéssica Pinke, ao portal uol, a profissional comenta que qualquer tipo de conexão entre hábitos alimentares e violência sexual é uma comparação absurda, e que pelo fato do alcance que a influenciadora possui, isso acaba sendo muito preocupante pelo fato de poder influenciar algumas pessoas e causar um “comer transtornado”. 

Ainda sobre a terminologia “estupro alimentar” o psicólogo Alexandre Bez, em entrevista ao portal de conteúdos Vivat, comenta que esse termo não existe. “A comparação entre sair da dieta e um estupro é totalmente incabível, tamanha a distância que há entre essas duas ações. Sair da dieta envolve se aprofundar um pouco mais em uma sensação de prazer”. Portanto, as informações que o vídeo apresenta são falsas.

Autor