ONG curitibana busca soluções para um litoral mais seguro

por Ex-alunos
ONG curitibana busca soluções para um litoral mais seguro

Instituto Renata Turra Grechinski luta pela segurança no mar, preservação do ambiente e temáticas relativas à pesca

Gabriela Fialho

No dia 27 de setembro, o Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros Do Mar completou 1 ano de funcionamento regular. Um projeto que além de lutar pelo aumento das fiscalizações e da segurança nas praias do Paraná, também ajuda a população no auxílio da preservação do meio ambiente, na segurança do mar e nos trabalhos relativos a pesca.

renata 2

Renata era apaixonada pelo Surf, pelo mar e pela natureza
Foto: Divulgação / Surf Seguro

O Instituto nasceu depois do falecimento trágico da psicóloga curitibana Renata Turra Grechinski (23) que ficou presa em um artefato de pesca clandestina quando surfava na praia de Coroados, em Guaratuba, no inicio de 2012. Após isso, sua família e amigos deram inicio a uma luta para que tragédias semelhantes a essa não ocorressem novamente, e descobriram que além do litoral não ser fiscalizado há muito tempo, nunca existiu uma secretaria de pesca no Estado. Com isso, o deputado Federal Leopoldo Meyer apresentou um projeto de lei, pelas delimitações de áreas de pesca, lazer e esportes náuticos, que está em tramitação.

Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determina uma distância de 926 metros da linha da praia para a colocação de redes fixas. Renata foi vítima de uma rede de pesca, que apresentava apenas 40 metros de distância da praia, sem sinalização. Pescadores explicam que o motivo dessa proximidade de banhistas e surfistas é pelo fato de conseguirem uma maior quantidade de peixes.

Silvia Turra Grechinski, irmã de Renata e Diretora Administrativa do Instituto, explica que já foi feito um primeiro teste para um mutirão de limpeza do mar, idealizado em parceria com pescadores locais, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental, para retirada de perigos submersos que representam risco de morte para a população no litoral do Paraná. “Esta ação necessita de pelo menos mais um teste para ser colocada em prática e, uma vez aprovada pelo Governo do Estado, a ideia é que seja uma ação permanente realizada de forma periódica’’, afirma Silvia.

Parceiros do Mar é um ONG sem fins lucrativos que busca melhoras no litoral. Divulgação: Surf Seguro

Parceiros do Mar é uma ONG sem fins lucrativos que busca melhorias no litoral
Foto: Divulgação / Surf Seguro

Premiação 
Na ultima quinta-feira (3), a ONG Parceiros do Mar foi premiada pelo projeto Legado entre 94 instituições sem fins lucrativos, inscritas. A ONG foi a selecionada para receber capacitação nas mais diversas áreas e ainda 20 mil reais para investimentos em seu plano de gestão.

Quem já apoiou o projeto
O programa já recebeu diversos apoios de famosos, como dos surfistas campeões Carlos Burle, Bruna Schmitz, Teco Padaratz, Jaque Silva, Everaldo Pato. As bandas Charlie Brown Junior, O Rappa, Dazaranha, os músicos Gilberto Gil, Armandinho, dentre muitos outros também já apoiaram a iniciativa.

Para quem quiser ajudar e abraçar esse ideia
Página do Facebook, para acompanhar o trabalho, denunciar os perigos do mar e rede ilegais – https://www.facebook.com/SurfSeguro

Assinatura da petição, por mais segurança no litoral – http://bit.ly/KfIk8o

 

Equipe: Gabriela Fialho, Gabriela Kuzma, Lara Pessôa, Manuella Niclewicz