“Abdução”, curta produzido por estudantes da PUCPR, estreia na Cinemateca

por Luís Gustavo Bocatios
“Abdução”, curta produzido por estudantes da PUCPR, estreia na Cinemateca

Projeto foi a segunda iniciativa do núcleo LABCine, que incentiva a produção cinematográfica na universidade

Por Ana Rossini e Luís Schuh Bocatios | Foto: Breno Cagnato

A Cinemateca de Curitiba sediou, no último sábado (15), a estreia do curta-metragem “Abdução”, dirigido por Jonas Souza, estudante de Cinema e Audiovisual da PUCPR. O filme é uma iniciativa do LABCine, projeto coordenado pelo núcleo de cinema da universidade.

O evento contou com a participação da equipe de produção do filme, além de convidados e professores do eixo Multicom da universidade, que também passaram pelo tapete vermelho. Após a exibição, ocorreu uma roda de conversa entre os espectadores e a equipe, mediada por Marcelo Munhoz, professor da PUC e orientador do núcleo LABCine.

Munhoz ponderou sobre a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos alunos de cinema. “A gente percebe o aprendizado e o amadurecimento dos estudantes nesse processo. Se trata de oferecer experiências para além daquela formação que a gente tem dentro da grade do curso”, afirmou.

A professora Fernanda Biazetto conta que ajudou os estudantes na parte de direção de fotografia. “É importante sair apenas da parte teórica e ir pra prática. Eles estão praticando aquilo que vêem em sala, em aulas de semiótica, narrativa e direção de fotografia. Você se envolve dentro da produção cinematográfica em geral”.

Jonas Souza, cineasta responsável pelo curta – que está na foto que abre a reportagem -, conta que “Abdução” foi inspirado em blockbusters marcantes, como “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” e “E.T – O Extraterrestre”. “Fui muito inspirado pelo cinema dos anos 80, mas não tentei emular aquela estética de cores fortes que marcou a década, até porque meu filme é um suspense rodado em preto e branco”, reflete.

O diretor, ainda, relembrou os contratempos aos quais a equipe foi submetida durante a produção. “Foi um processo doloroso e de muito esforço. Tínhamos que carregar muitos equipamentos, chegamos até a pensar em desistir. Eu tive que assumir outras áreas, daí ficou muito difícil pra mim. Fomos levando, continuamos, até que o curta saiu”.

Após a estreia, “Abdução” continuará rodando no circuito de festivais de cinema universitário paranaense. O filme foi a segunda produção do núcleo LABCine, que continuará selecionando dois projetos por ano dentro da PUCPR. Segundo Marcelo Munhoz, “aos poucos, a PUC vai se transformando em mais um núcleo de formação de talentos em Curitiba”.