Alunos de Jornalismo da PUCPR exibem documentários nesta quarta

por Ex-alunos
Alunos de Jornalismo da PUCPR exibem documentários nesta quarta

O evento, que ocorre às 18h30, no campus da universidade, apresenta os trabalhos produzidos pelo 6º período do curso 

Por Bárbara Schiontek

O curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove nesta quarta-feira (20) a Mostra de Documentários, que reúne trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre pelos alunos do 6º período. O evento acontece no auditório Irmão Albano, localizado no Bloco Vermelho do campus de Curitiba, às 18h30.

Confira as sinopses dos documentários em exibição:

– PEQUENAS ALEGRIAS (15min)

Ao longo da vida, as pessoas percorrem um caminho em busca da felicidade e tentam por diversos meios alcançá-la. A grande maioria acredita que a felicidade está em grandes conquistas, como aquisição de bens caros ou carreiras de sucesso. As crianças enxergam o mundo de uma forma diferente; para elas, a felicidade está nas coisas simples do dia a dia, nas pequenas alegrias.

Realização: Beatriz Tedesco, Camille Casarini e Fernanda Xavier.

 

VOLÁTIL (15min)          

Questionamentos de uma geração no auge de uma crise de identidade revelam as marcas criadas por uma cultura de imediatismo. Toda vez que ficamos felizes, seguramos a respiração na esperança de que aquele sentimento dure para sempre, mas ele é volátil e se desfaz com o tempo.

Realização: Heloisa Bianchi, Isabela Lemos, Matheus Zilio e Thiliane Leitoles.

 

– DOG.DOC (15min)

Ótimos companheiros, os animais também podem desenvolver diversas atividades recreativas no dia a dia. Acompanhamos a rotina de cães de serviço: guia, terapeuta e amigo para a vida toda.

Realização: Bruno Talevi, Helena Sbrissia, Deborah Neiva e Lucas Grassi.

 

– ELAS INDÍGENAS (13min)

Histórias e depoimentos de mulheres indígenas da tribo urbana Kakané-porã, que está localizada no bairro Campo de Santana, região sul de Curitiba. As indígenas falam sobre sua realidade, o cotidiano, o feminismo por muitas vezes desconhecido pelas mais antigas, a educação e o “ser” mulher indígena no contexto social da atualidade.

Realização: Anelise Wickert, Luana Fogaça, Mariane Pereira e Thamany Oliveira.

 

– SONHOS DE PAPEL (15min)

Curitiba é reconhecida por sua fama de cidade modelo, principalmente nos aspectos de limpeza e reciclagem do lixo. Mas será que nós realmente conhecemos as pessoas que trabalham com esses materiais recicláveis e contribuem para a manutenção da cidade? O que esconde o olhar de um catador de papel?

Realização: Barbara Schiontek, Bernardo Gonzalez, Henrique Zanforlin e Rita Vidal.

 

– VAR: O DOCUMENTÁRIO (13min)

Em VAR: o filme, foi contada a história de Jorge Almeida Santos, árbitro de futebol que enlouqueceu com o uso da tecnologia que é novidade do mundo esportivo. O final do curta traz à tona outra problemática recorrente no Brasil: a violência. Em Var: o documentário, familiares, amigos, árbitros e jornalistas falar da vida de Jorge, discutindo a violência no futebol.

Realização: João Matheus D´Ambros, Franz Fleischfresser, Leonardo Cordasso e Joel Alvarez.

 

– LAÇOS (15min)

A amizade é muito mais que uma simples convenção social, são laços feitos pela vida, medo de perdas, uma forma de identificação social. Ter amigos é um fator de saúde mental, de estudo pela ciência. A amizade é muito mais que uma relação, é a família que se escolhe.

Realização: Thais Porsch, Gabriel Domingos, Carolina de Andrade e Gabriel Dittert.

 

 – A FAMÍLIA QUE A GENTE FORMA (15min)

Por trás de histórias de briga e abandono que levam jovens a morar em casas lar existem sonhos e a esperança de um futuro melhor. Daphiny, Giovana e Antony contam como as capacitações promovidas pelas casas lar mudaram sua perspectiva de futuro, discutem família e amizade.

Realização: Danielle Spielmann, Rubiane Barros Barbosa Kreuz e Yasmin Graeml.

 

– SOLEDAD (15min)

Conheça agora histórias de pessoas com idades, rotinas, histórias e culturas diferentes, mas que, em comum, tem um mesmo sentimento presente em suas vidas: saudade. Mergulhe em histórias que ao mesmo tempo em que se diferenciam, se conectam pelo extraordinário por trás da nostalgia.

Realização: Valeska Loureiro, Stefany Mello, Évelyn Rodrigues e Eric Lucena.

 

Serviço:

Dia: 20 de novembro de 2019

Local: Auditório Irmão Albano (bloco vermelho)

Hora: 18h30