Após 24 anos, Rádio Banda B encerra transmissões esportivas em AM e FM

por Rodrigo Toso
Após 24 anos, Rádio Banda B encerra transmissões esportivas em AM e FM

Para evitar o fim completo da programação esportiva, as transmissões do gênero serão feitas pela Internet, com uma equipe reduzida

Por Hiago Machado e Rodrigo Toso

Em 1º de setembro, a Rádio Banda B, uma das mais tradicionais emissoras de Curitiba, anunciou o fim da cobertura esportiva nos canais AM e FM. A decisão encerra uma das histórias mais importantes da rádio paranaense e entristece profissionais que atuavam na empresa, além de ouvintes.

A rádio segue ativa com a programação não esportiva no seu canal AM (550) e FM (79.3), mas sem transmissões esportivas. A emissora terá, a partir de agora, a grade esportiva sendo transmitida somente no canal do YouTube oficial da Banda B. Ao todo, oito jornalistas foram desligados da rádio.

A rádio Banda B teve seu auge esportivo nos anos de 2006 e 2010, quando comprou o direito de transmissão da Copa do Mundo da FIFA, o que elevou ainda mais a sua relevância.  Mas, com o passar do tempo, o rádio AM começou a perder força, consequentemente enfraquecendo a Banda B. A rádio enfrentou perda de anúncios publicitários, até chegar ao ponto em que ficou insustentável manter uma equipe esportiva, causando assim, algumas demissões.

Agora, como um meio de tentar evitar o fim da programação esportiva, a solução foi fazer uma transição para a Internet, com uma equipe reduzida, comandado pelo radialista Marcelo Ortiz.

Equipe foi surpreendida com anúncio

Produtor de esportes recém-desligado da Banda B, o jornalista Lucca Marreiros afirma que, apesar de não sentir mágoa e de ser grato pelo tempo na rádio, ficou decepcionado pela forma como a demissão ocorreu. “Fico triste por não ter havido um aviso prévio. Todos na Banda B sabiam que os tempos não eram bons, mas realmente achávamos que seria possível durar até dezembro”.

Ele acrescenta: “Havia pessoas lá que estavam realizando um sonho trabalhando na Banda B. Eram verdadeiros ouvintes da rádio há muito tempo ou, também, eram pais de família, e dependiam do dinheiro. Tudo isso é muito triste”. 

Marreiros diz acreditar que a transição da Banda B para a Internet deve ser um sucesso: “Eles têm todas as ferramentas necessárias para migrar ao digital, além de também possuírem um público muito fiel. Acho muito difícil esse novo projeto dar errado”.

História: emissora foi criada em 1997

Com início no dia 1 de setembro de 1997, o projeto esportivo da Rádio Banda B foi comandado inicialmente por Carneiro Neto, quando a emissora ainda era parte da Rádio CBN. Com isso veio a vontade de criar uma programação própria nas ondas AM, sendo mantidas com a CBN apenas as transmissões esportivas.

Em 1999, a Banda B foi comprada pelo então deputado estadual Luiz Carlos Martins, que manteve o popular nome da rádio. Mas, a partir desse momento, passou a ter uma equipe esportiva própria, fortalecendo ainda mais a segmentação esportiva, além de uma diversa programação de apelo popular, que rendia muita audiência.

Com as oito demissões decorrentes do anúncio recente, mantiveram-se na empresa apenas os funcionários que atuavam diretamente com o site.