Átrio dos Gentios reúne jovens para discutir projetos de vida

por Carolina de Andrade
Átrio dos Gentios reúne jovens para discutir projetos de vida

O humorista e escritor Fagner Zadra e a jornalista Ana Flávia da Silva participaram do bate-papo

Por Carolina de Andrade e Rita Vidal (Foto: Edjane Madza)

O humorista e escritor Fagner Zadra e a jornalista Ana Flávia da Silva participaram, na tarde desta terça-feira (4), de um bate-papo com jovens do Ensino Médio do Grupo Marista e com os acadêmicos da PUCPR, em mais um evento do Átrio dos Gentios.  Durante a palestra, perguntas como “Que profissão escolher?”, “Que faculdade cursar?” e “Como lidar com a pressão familiar e ansiedade?” surgiram, não apenas dos convidados especiais e dos jovens, como também da plateia.

Confira a programação completa do Átrio dos Gentios

Neste ano, o Átrio, promovido pelo Instituto de Ciência e Fé, tem como temática ‘Sentido da vida’. O principal objetivo do evento é trazer questões relacionadas à vida e promover um diálogo não apenas ligado à religião, mas também a outros âmbitos da esfera humana.

Carolina de Andrade

Acadêmicos e jovens do ensino médio se reunem em uma foto com Fagner Zadra e Ana Flávia da Silva

Convidados narram as própria experiências

Antes de cursar jornalismo, hoje atuando na rádio Band, Ana Flávia da Silva cursou Matemática. “A vida é feita de recomeços”, compartilhou a comunicadora, que hoje também é dona de um blog. A última vez em que pisou na universidade, segundo Ana Flávia, foi em 2012, quando esteve no palco pegando o diploma, desta vez na área da Comunicação. De acordo com ela, voltar ao TUCA para compartilhar a própria experiência foi um momento muito esperado e especial.

Para a jornalista, eventos como o Átrio dos Gentios, que convidam os participantes à reflexão, são importantes. “Nossa sociedade não para; estamos sempre trabalhando e correndo. E esse evento é um convite à reflexão, uma parada necessária para respirar”.

O convidado Fagner Zadra é integrante do grupo de comédia ‘Tesão Pia’, conhecido por produzir vídeos de humor regional, satirizando costumes, sotaques, gírias e até o clima de Curitiba. Em 2014, ele sofreu um acidente que o levou à condição de tetraplégico. Durante a palestra, Zadra compartilhou suas dificuldades e falou a respeito da carreira.

Para ele, não existe lugar mais propício para o conhecimento do que a universidade. “Eu me sinto muito bem em poder estar aqui. As pessoas pautam a vida através de experiências, ou delas ou dos outros. O evento tem esta importância: de levar isso aos jovens, um conhecimento de algo assertivo na vida, ou mesmo do insucesso”.

A estudante de direito Daniela Eltermann, 20 anos, acredita que proporcionar um debate para cada um pensar por si próprio e como se sentem feliz é um ponto legal do evento. “Às vezes na sociedade não falamos sobre isso, e há um padrão a ser seguido: nascer, trabalhar, estudar e ser feliz. Mas isso não serve para todos, pois cada um é diferente” diz Daniela, que ressalta a importância do Átrio dos Gentios. 

As últimas palestras acontecem nesta quarta, com o educador Marcelo Veras, pela tarde; e a apresentação do cantor e compositor Almir Sater, àa noite.

Confira fotos do Átrio dos Gentios

[slideshow_deploy id=’28241′]

Átrio dos Gentios

O Átrio dos Gentios é uma projeto do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano organizado no Brasil pelo Instituto Ciência e Fé da PUCPR. A edição deste deste ano vai até esta quarta-feira (5). A programação completa e demais informações estão disponíveis no site do evento: http://atriodosgentios.pucpr.br. Você também pode acompanhar as redes sociais do Instituto Ciência e Fé: Facebook e Instagram.