Cafeterias do modelo “to go” crescem em Curitiba e no interior do Paraná

por Natália Prezutti
Cafeterias do modelo “to go” crescem em Curitiba e no interior do Paraná

Desde que foram lançadas como franquias, “The Coffee” e “Go Coffee”abriram 86 lojas em todo o estado

Por Mariana Müller e Natália Prezutti | Fotos: Natália Prezutti


Nos últimos cinco anos, o modelo de cafeteria “to go” vem ganhando destaque na capital paranaense e em todo o estado. Empresas como “The Coffee” e “Go Coffee” abrem cada vez mais unidades em diversos pontos da cidade. Com o aumento de mais de 80 lojas desde 2017, esses cafés conquistam os clientes pela estética, cardápio e principalmente pela praticidade na rotina do dia-a-dia.

Desde que foram lançadas como franquias, essas duas lojas abriram 86 lojas em todo o Paraná. A rede “Go Coffee” — pioneira no mercado grab and go e de origem curitibana — já abriu 57 lojas (29 lojas na capital e outras 28 ao longo do estado), indicando um grande aumento desse tipo de cafeteria no estado. Já a “The Coffee” — outra que pertence ao grupo das mais conhecidas no ramo — apresentou um aumento de 14 lojas desde 2020, além das outras 15 já instaladas na capital e seus arredores, o que significa que hoje a rede tem no total 29 pontos pelo estado paranaense. 

Rapidamente ganhando o público, essas cafeterias se tornaram conhecidas pela praticidade e pelo espaço e bebidas “instagramáveis”. Cliente há 5 anos de umas das cafeterias, Gabriela (28) comenta ao ser questionada sobre o por quê da escolha: “Sou muito fã do sabor do café e também gosto da estética; acho que representa meu estilo de vida, me identifico com a marca além de gostar do produto.” Ela também comenta da rapidez:  “E realmente é vantajoso pedir rapidinho e esperar que fique pronto em questão de minutos.”

A barista da unidade The Coffee da Rua Augusto Stresser em Curitiba (Victória – 19) comenta sobre o trabalho: “Acho que o formato ‘to go’ também, apesar de ser um atendimento rápido, vem muitas pessoas legais aqui, que é fã mesmo da marca.” A jovem também discorre sobre como era seu antigo emprego em uma cafeteria convencional, onde cita que a conexão com os clientes era menor, pois as pessoas conversavam entre eles na mesa, e não tanto com os baristas e funcionários. Ela diz que no novo emprego se sente muito mais conectada com os clientes que atende, devido a essa interação maior e mais contínua.

Consumidoras das marcas:

A reportagem do Portal Comunicare entrevistou três consumidoras das marcas. Confira os depoimentos.

Marcela (33) – “Fica pronto rápido, já pode pegar e ir pro trabalho, ou ir treinar.”

Ana Carolina (33) – “É prático, você vem e faz seu pedido rapidinho”

Gabriela (28) – “Acho que representa meu estilo de vida.”

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