Cascavel recebe projeto que incentiva participação feminina no automobilismo

Entre os dia 29 de agosto e 1º de setembro, projeto Girls On Track esteve em Cascavel, durante etapa da Copa Truck
Por Ana Hagemann e Sofia Liebl | Foto: Ana Hagemann
Dez jovens que participaram, em Cascavel, de um projeto que incentiva a inserção feminina no automobilismo. chamado de Girls on Track (GOT), o projeto esteve em Cascavel no fim de semana de 29 de agosto, durante a Copa Truck. As participantes atuam em atividades que passam pela mecânica e engenharia.
O Girls on Track está ligado à Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), com o objetivo de promover a igualdade de gênero e aumentar a porcentagem da representatividade feminina no automobilismo, oferecendo estágios para mulheres nas áreas de engenharia e mecânica. Em Cascavel, dez jovens participaram da experiência, cinco delas paranaenses. Elas estagiaram nas áreas da engenharia, mecânica e pneus.
De acordo com a integrante da Comissão Feminina de Automobilismo (CFA), Bruna Frazão, entre 15 e 20 meninas que participaram do projeto hoje trabalham de forma fixa na área do automobilismo, dentro de alguma categoria. Cerca de duas ou três meninas são contratadas a cada evento. Bruna comenta que, por ser o primeiro ano do projeto, espera aumentar as áreas de atuação do projeto FIA GOT e espera que tenha conversão maior da inserção das mulheres no mercado de trabalho automobilístico. Também gostaria de ver mulheres atuando em mais áreas de atuação.
A coordenadora do GOT, Rachel Loh, afirma que os projetos de extensão são essenciais para complementar a formação dos profissionais brasileiros em todas as áreas, pois oferecem conhecimentos que os conteúdos curriculares não oferecem. Para os interessados em automobilismo, o impacto é ainda maior porque essas qualidades são essenciais.