Centro acadêmico realiza “Prosa” e encerra período de quatro anos sem semanas acadêmicas

por Carolina Senff
Centro acadêmico realiza “Prosa” e encerra período de quatro anos sem semanas acadêmicas

Evento contou com 22 convidados, três oficinas, duas palestras online e treze presenciais, uma mostra de cinema e bate-papos com profissionais da área da comunicação

Por Carolina Senff | Fotos: Carolina Senff e Arthur Zablosnky 

Após um hiato de quatro anos, o centro acadêmico CACOM organizou uma semana acadêmica que uniu os quatro cursos de comunicação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Relações Públicas) e o dia a dia do mercado de trabalho. Essa foi a primeira vez que as graduações tiveram a oportunidade de compartilhar esse momento.

A Prosa contou com 22 convidados, três oficinas, duas palestras online e treze presenciais, uma mostra de cinema e bate-papos com profissionais da área da comunicação. O evento foi totalmente organizado pelos estudantes para os estudantes. Ao longo da semana acadêmica os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos, tirar dúvida com profissionais e conhecer áreas de atuação que não sabiam da possibilidade. 

As palestras abordavam tanto o mundo da Multicomunicação quanto as áreas específicas de cada curso. Os palestrantes são referências em suas áreas de atuação e compartilharam com os estudantes vivências, planos de carreiras, a realidade do dia a dia do profissional e suas experiências próprias.

A palestrante dona de um escritório de relações públicas, Ana Turbay ministrou a palestra “Um plano (quase) perfeito”. A relações públicas, comenta que uma semana acadêmica como a Prosa faz toda a diferença para a formação do estudante, visando que o contato com os profissionais ativos inspira e prepara jovens mais focados e sintonizados para o mercado de trabalho.

Jornalista e especialista em comunicação digital e Marketing, IIana Stivelberg conduziu a palestra “Menos Planejamento, Mais Estratégia”. A profissional relata que para o mercado é fundamental os profissionais terem troca de conhecimento de igual para igual com os estudantes para entender melhor os futuros profissionais e estarem sempre se inovando. Stivelberg ressalta que oportunidades como a semana acadêmica contribuem para o crescimento do networking dos universitários.

Professor Marcos José Zablonsky na Prosa, semana acadêmica

A semana acadêmica do Multicom teve apoio de realização dos professores dos cursos que participaram ativamente junto com os estudantes das atividades proposta no calendário da Prosa. “A semana acadêmica nos esperança significativa de que nossos alunos têm competência para organizar grandes projetos como uma semana acadêmica”, diz Marcos José Zablonsky, professor dos cursos de comunicação da PUCPR. O professor expões que a Prosa foi um evento de autonomia estudantil e novidades. 

A Prosa busca se diferenciar dos demais eventos da universidade ao ser planejado pelos estudantes integrantes do centro acadêmico e trazer uma diversidade de temas representando as vontades e desejos dos universitários. Coordenador do eixo Multicom, Fábio Feltrin observa que a Prosa foi uma oportunidade de entender o processo de organização e planejamento de eventos, além de abrir possibilidades e gerar novas experiências. Ele destaca que o ponto alto da semana acadêmica é trazer a essência do Multicom nas diferentes atividades propostas, exibindo que ele é um fato e uma necessidade do mercado. 

Evento foi organizado por estudantes

O CACOM foi o principal núcleo organizador do evento e enxerga a semana acadêmica como uma das principais maneiras de ser a voz e a representatividade dos estudantes dentro da universidade. Presidente do CACOM e estudante de Cinema, Beatriz Litzinger comenta que a Prosa foi muito bem recebida pelos estudantes:

“Durante os três dias as palestras estiveram lotadas e houve uma troca muito legal entre os palestrantes e os alunos. Os profissionais foram muito calorosos com os estudantes.

Estudante de publicidade e propaganda do segundo período, Verônica Fernandes relata que a oportunidade de assistir as palestras auxiliam no direcionamento de sua própria carreira, além de descontrair e quebrar o ritmo de aulas da grande curricular normal.

Para realização dos três dias de evento foi preciso o trabalho voluntário dos estudantes que atuaram como cerimonialistas, assistentes de palco, recepcionistas, fotógrafos e comunicadores para cobertura de rede social. A estudante de publicidade e voluntária da Prosa, Luísa Garcia relata que foi uma semana sensacional e que o trabalho voluntário permitiu que ela tivesse contato com diversos especialistas e que aprendeu muito com eles.