Centro de Memória da PUCPR completa 20 anos

por Mariana Meyer
Centro de Memória da PUCPR completa 20 anos

Lives comemorativas vão revelar curiosidades sobre os 60 anos da universidade e debater questões sobre memória e acervo digital

Criado para preservar a memória institucional da universidade, o Centro de Memória da PUCPR, o CEME, completa duas décadas de atividades em 2020. Localizado no Prédio do Círculo de Estudos Bandeirantes, na região central de Curitiba, ele foi criado pelo Reitor Clemente Ivo Juliatto com a missão de constituir um acervo documental, iconográfico e de objetos capaz de resgatar e registrar a trajetória da universidade ao longo dos anos. Para celebrar esses 20 anos de atuação, nesta segunda e sexta-feiras (19 e 23 de outubro), serão realizadas duas lives comemorativas com curiosidades sobre os 60 anos da PUC Paraná e um debate sobre memória e os desafios dos arquivos digitais.

A primeira live de celebração dos 20 anos do CEME conta com a participação de Márcia Pazin (professora da Unesp, mestre e doutora em História Social pela USP) e Gabriela Figurelli Carmo (bibliotecária e museóloga da Rede Marista). As duas convidadas vão conversar sobre memória e os desafios dos arquivos digitais. A live está marcada para as 19h desta segunda-feira (19).

A segunda live será no dia 23 e trará três convidadas: Adriana Mocelim, Maria Cecília Pilla — as duas professoras da PUCPR — , e Marcia Dalledone Siqueira — professora aposentada da UFPR. Será um bate-papo descontraído com curiosidades sobre os mais de 60 anos da universidade. Os dois momentos serão transmitidos no canal oficial da PUCPR no Youtube.

Kátia Maria Biesek, coordenadora do Centro de Memória, afirma que celebrar esses 20 anos de atuação é uma forma de valorizar o papel do centro de memória. “Comemorar esta data é principalmente uma forma de divulgar a existência do CEME, seus objetivos e acervos. Também é importante para conscientizar as pessoas do valor da preservação da memória de uma instituição e despertar em cada um o sentimento de que é sujeito atuante na universidade, que é parte da memória da PUCPR, memória viva que constrói o presente e deixa seu legado para as futuras gerações”, enfatiza Kátia.

 

Saiba mais sobre o CEME

Atualmente, o Centro de Memória mantém o processo de levantamento da documentação da PUCPR e de outras fontes em instituições externas e em arquivos particulares. Entrevistas têm sido realizadas com colaboradores e professores, como também com ex-integrantes da comunidade universitária da Universidade.

O CEME organiza a formação de fundos e de coleções como, por exemplo, a Coleção Reitores da PUCPR e a Coleção do Grupo de Teatro Tanahora. Possui em seu acervo um grande número de fotografias, relatórios, discursos, publicações da universidade, cartazes, plantas arquitetônicas, documentos, objetos, condecorações e documentos, e atende a toda a instituição em pesquisa histórica.

Atualmente, duas pessoas estão envolvidas no CEME: a coordenadora, Kátia Maria Biesek e mais uma colaboradora. Kátia, que ocupa o cargo desde 2014, diz que resgatar e preservar a memória de uma instituição é mantê-la viva e é também uma forma de fortalecer suas bases. “Acredito que memória é um dos alicerces que dá sentido à nossa vida e o mesmo acontece nas instituições. Memória representa a identidade de uma instituição, deve ser preservada, respeitada e divulgada para que todos os sujeitos atuantes conheçam o seu passado para melhor construir o presente e planejar o futuro.”

No espaço em que o CEME se encontra hoje, é possível atender a todos os interessados na história da PUCPR, além de aceitar doações de qualquer material que se relacione com a universidade.

 

SERVIÇO

20 Anos do Centro de Memória da PUCPR

Lives Comemorativas

A preservação da memória do tempo presente

Data: 19 de outubro

Hora: 19h

Local: Canal do Youtube da PUCPR

Convidadas: Márcia Pazin (professora da UNESP, mestre e doutora em História Social pela USP) e Gabriela Figurelli Carmo (bibliotecária e museóloga da Rede Marista)

PUCPR: um recorte histórico

Data: 23 de outubro

Hora: 19h

Local: Canal do Youtube da PUCPR

Convidadas: Adriana Mocelim, Maria Cecília Pilla — as duas professoras da PUCPR, e Marcia Dalledone Siqueira — professora aposentada da UFPR