Consumo de conteúdo audiovisual aumenta na pandemia

por Rebeca Trevizani
Consumo de conteúdo audiovisual aumenta na pandemia

A América do Sul teve um crescimento de 35% no tempo de uso de streamings neste ano em relação a 2019, segundo pesquisa de mídia internacional

Por Rebeca Trevizani 

Desde o início do período de isolamento social,  uso de redes sociais e streamings aumentou em níveis mundiais. Segundo a Conviva, uma plataforma de inteligência em tempo real para mídia de streaming otimizada, houve um crescimento global no tempo de utilização de streamings, aumentando 63% em relação a 2019. 

Segundo a assistente social e pesquisadora Samira Basi, temos passado mais tempo em frente às telas por conta da quarentena. “Economizamos tempo em deslocamento e outras questões que tomavam parte de nossas horas do dia, com isso o consumo de streamings aumentou.” O alto consumo de internet também tem suas razões para serem analisadas no contexto da quarentena. O engajamento do instagram aumentou 73% em comparação com o ano passado. Para Samira, os conteúdos online como lives e reuniões eram como uma válvula de escape. “A internet era uma das únicas formas de saber que existia vida além das quatro paredes de nossas casas, de ver pessoas e saber o que passava na vida delas.” 

O último levantamento de 2020 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) mostrou que 86% dos brasileiros assistiram a vídeos, filmes ou séries pela internet desde o início do isolamento, 64% acompanhou transmissões ao vivo em tempo real e 85% está utilizando plataformas online para ouvir música. O aumento da demanda na internet exigiu um aperfeiçoamento na qualidade e velocidade utilizada na transmissão de conteúdos online. Dados da Conviva mostraram que o Youtube deixou o carregamento de vídeos 9% mais rápido. 

A Cetic mostrou que todos os usuários afirmaram usar algum tipo de conexão a internet em seus dispositivos móveis, 58% utilizam internet através de celulares e computadores. Já a Conviva mostra um crescimento de 239% no número de visualizações através de aparelhos de televisão, contando com um acréscimo de 49% na utilização de Samsung TV.

A estudante de cinema Amanda Doria diz estar usando mais diversas plataformas online durante a pandemia. “Estou consumindo mais streamings de música, como spotify, também streamings de conteúdo audiovisual como Netflix, Amazon Prime e HBO GO e Telecine Play.” Para Amanda, haverá um profundo impacto na indústria cinematográfica com os números de consumidores de filmes e séries aumentando. Suas apostas estão na produção de conteúdo para televisão e para o cinema. “As pessoas sentem saudade do cinema.” Com a maior demanda de streamings, melhor é para a produção cinematográfica. “No Brasil temos um mercado de distribuição restrito, mas que pode melhorar com o aumento da demanda.” Com o crescimento das produções mais empregos são gerados, movimentando a economia do país.