Criminosos invadem condomínio em tentativa de roubo no bairro Parolin

Moradores da região afirmam ter sido a terceira invasão em uma semana
Por Ana Maria Marques
Na noite do último domingo (27), moradores de rua invadiram um condomínio no bairro Parolin, durante tentativa de roubo. A Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar no local, os criminosos já tinham fugido.
O subsíndico e morador do condomínio há 16 anos, João Paulo Monteiro relatou ter visto quatro criminosos, três homens e uma mulher, saindo pela garagem com pertences que estavam dentro dos carros dos moradores.
Quando ele se aproximou do local, os quatro atuantes deixaram os pertences para trás e fugiram. De acordo com Monteiro a ação ocorreu por volta das 21h da noite, e foi a terceira invasão do condomínio em uma semana.
Entre as invasões relatadas, esta foi a primeira vez em que foi feito um boletim de ocorrência e em que a Polícia Militar foi acionada. “Nós estamos em uma região muito carente de segurança pública e é muito abandono por parte do atendimento a esses usuários”, afirmou o sub síndico.
Monteiro relatou que também já evitou entrar na garagem da própria casa, por medo das invasões e tentativas de roubo por parte dos moradores de rua da região. Em um levantamento realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), 4.802 crimes de roubo foram reportados no estado em 2024. Dentre eles, 63 ocorreram no bairro Parolin. O levantamento leva em consideração estatísticas de até agosto.
Outros crimes, como roubo e queima de fios elétricos, também foram reportados pelos moradores. “Eles se aproveitam dos terrenos baldios para fazerem moradas, e automaticamente eles se tornam o lar para queimar fios que roubam na região.”
Outra moradora, que optou por não se identificar, relatou o roubo de aproximadamente 14 bicicletas no condomínio vizinho. A ação ocorreu no dia 15 de outubro, e ainda há dúvidas se eram os mesmos criminosos.