Curitiba recebe mostra de filmes japoneses

por Carla Giovana Tortato
Curitiba recebe mostra de filmes japoneses

Serão exibidos seis filmes ao longo desta semana, na Cinemateca de Curitiba

Por Carla Giovana Tortato | Foto: Divulgação

Curitiba recebe, nesta semana, uma mostra de filmes japoneses, na Cinemateca de Curitiba. As exibições começaram na última quarta-feira (31) e se estendem até o próximo sábado (3). São exibidos seis filmes de classificação livre e que podem ser vistos gratuitamente As obras são todas contemporâneas, produzidas entre 2012 e 2016, e foram vencedoras de premiações internacionais.

A exibição faz parte da Mostra de Filmes Itinerantes, promovida pela Fundação Japão. A mostra é uma realização do Consulado Geral do Japão em Curitiba da Fundação Japão em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

Entre os filmes de destaque, estão  Asahi de Vancouver, A Tale of Samurai Cooking e e Thermae Romae.

Confira lista completa da programação:

ASAHI DE VANCOUVER

Exibição: 31 de outubro (quarta-feira) às 17h e 02 de novembro (sexta-feira) às 14h.

Data: 2014/legendado

Duração: 2h12

Direção: Yuya Ishii

Sinopse:  O drama descreve a angústia e a esperança de pessoas que viveram no período turbulento da pré-guerra, através da realidade vivida por um time de baseball formado por imigrantes japoneses e seus descendentes, que enfrentaram trabalhos duros, discriminação e dificuldade financeira no início dos anos de 1900, no Canadá. O espírito de luta demonstrado pelo time Vancouver Asahi, que incluía Reggie Kasahara, apontou um raio de esperança na vida das pessoas.

* * *

UMA CENTELHA DE VIDA

Exibição:31 de outubro (quarta-feira) às 19h30

Data: 2013/legendado

Duração:1h21

Direção: Bunji Sotoyama

Sinopse: A vida de Tae, uma senhora de 77 anos que dedicou 10 anos aos cuidados da saúde de seu marido, fica monótona após se tornar viúva. Em busca de brilho em sua vida, Tae decide procurar um novo companheiro, e consulta uma agência matrimonial que finalmente encontra um candidato ideal, mas sua determinação otimista esbarra na resistência das pessoas a sua volta.

* * *

MINHA VIDA DE CANÇÃO

Exibição:  1 de novembro (quinta-feira) às 17h e 3 de novembro (sábado) às 14h

Data:2016/legendado

Duração: 2h05

Direção: Nobuo Mizuta

Sinopse: Katsu, uma senhora de 73 anos de idade, já passou por muitas coisas na vida. E ao visitar um estúdio fotográfico, é transportada para a vida e corpo de uma garota de 20 anos, e recebe a oportunidade de recuperar seus antigos sonhos, como se tornar cantora e levar uma vida mais divertida da que estava acostumada.

* * *

UMA PROMESSA VIVA

Exibição: 1 novembro (quinta-feira) às 19h20

Data: 2015/legendado

Duração: 2h

Direção: Kan Ishibashi

Sinopse: O presidente de uma empresa, Yuma Nakahara, vive somente para seu trabalho. Certo dia, recebe a notícia da morte de seu amigo de longa data, mas que também era seu concorrente. Yuma nem desconfiava da grave doença de seu amigo, e então decide cumprir uma promessa que envolve as pessoas de sua terra natal.

* * *

A TALE OF SAMURAI COOKING- A TRUE LOVE STORY

Exibição: 2 de novembro (sexta-feira) às 16h30

Data: 2013/legendado

Duração:2h01

Direção: Yuzo Asahara

Sinopse: Baseado na verdadeira história dos samurais que cuidavam das cozinhas dos grandes senhores feudais, o filme recria de forma fiel os pratos produzidos na época, mostrando as belezas da culinária japonesa. O chef da cozinha do Clã Kaga, Dennai Funaki, convence Haru, uma divorciada, que tem uma ótima mão para cozinhar, para se casar com seu filho Yasunobu, que também é um Samurai que cozinha, mas é um desastre na arte de culinária. Haru acaba tendo que ensinar seu novo marido a arte da cozinha japonesa.

* * *

THERMAE ROMAE

Exibição: 3 de novembro (sábado) às 16h20

Data: 2012/legendado

Duração: 1h48

Direção: Hideki Takeuchi

Sinopse:  Roma antiga, Lucius é um projetor de banhos que acabou de ser demitido. Quando vai a um banho, para espairecer, acaba se afogando e faz uma viagem no tempo, chegando no Japão atual. Cercado por rostos retos, perdido, Lucius começa a se fascinar pela avançada cultura de banhos do Japão. Quando ele consegue voltar para a Roma antiga, Lucius começa a fazer sucesso com seus projetos inovadores, e acaba sendo convocado para projetar o banho do Imperador.

 

 

Autor