Curitiba se destaca em reciclagem de pulseiras do Coldplay e fortalece imagem sustentável

23/03/2020 Jardim botanico Fotos Gilson Abreu
No último ano, a cidade reciclou 22% dos resíduos que poderiam ser aproveitados
Por Letícia Beatriz Hamm | Fotos Governo do Paraná
Curitiba se destacou através do percentual de devolução de pulseiras no show da banda inglesa Coldplay, que, entre os dias 10 e 28 de março, esteve em turnê em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. A cidade paranaense esteve no topo do índice de devolução das pulseiras, com 91% de devolução, seguida por Rio de Janeiro, com 87%; e São Paulo, com 85%.
No último ano, a cidade reciclou 22% dos resíduos que poderiam ser aproveitados, já na cidade de São Paulo foram apenas 3% e Rio de Janeiro 0,5%. Além disso, Curitiba foi eleita a 14ª cidade mais sustentável do mundo e se encontra como 1ª cidade da América Latina nesta lista, segundo o ranking publicado no último ano pela revista canadense Corporate Knights. O que levou a cidade a entrar nessa classificação foi ter a boa qualidade de ar, maior região com espaço aberto, grande índice de população com acesso a água da América Central e Sul, entres outros aspectos.
A cidade foi pioneira em relação ao tratamento de lixo. A capital paranaense foi a primeira cidade brasileira a implementar a coleta seletiva no de 1989 no governo do prefeito Jaime Lerner. As iniciativas usadas foram a criação da Família Folhas e do famoso jingle “Lixo que não é Lixo, não vai pro Lixo. SE- PA – RE “. No ano de 2022, quando a cidade completou 329 anos, a atual administração, de Rafael Greca, retomou esses projetos, para voltar a incentivar a separação do lixo e o consumo consciente.
Ações da Prefeitura
Em dezembro de 2020, a Prefeitura Municipal de Curitiba, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba se juntaram para realizar o PlanClima de Curitiba, que visa buscar a mitigação e adaptação das mudanças climáticas na cidade. O objetivo desse plano é “Tornar-se até 2050 uma cidade neutra em emissões, resiliente frente aos riscos climáticos, inclusiva e vibrante, com engajamento e responsabilidade compartilhada entre toda a sociedade”.
Um dos pontos abordados pela prefeitura é especificamente sobre o setor dos resíduos: o plano mostra duas ações de mitigação em relação a esse assunto. A ação número 8, “Implantar medidas para a redução de Gases de Efeito Estufa em Estações de Tratamento de Efluentes”; e a ação número 9, “Aumentar o aproveitamento das parcelas dos resíduos sólidos urbanos, destinando somente o rejeito aos aterros sanitários.” A Prefeitura busca através dessas propostas melhorar os índices da cidade e manter sua posição com o uso dos recursos de propaganda como posts informativos no Instagram e televisão e ações de integração com a Família Folhas.
Além disso, a cidade oferece fáceis formas de contato para tirar dúvidas, reclamações e retiradas de resíduos através do número 156 e do site Coleta de Lixo https://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/