Dicas de materiais que abordam temas sobre a liberdade sexual da mulher

por Bruna Eugenia de Cassia Quaglia Colmann
Dicas de materiais que abordam temas sobre a liberdade sexual da mulher

Muitos assuntos que antes eram considerados tabus sociais hoje são abordados nas mídias e em diversas plataformas

Por Bruna Colmann, Brunna Gabardo, Isadora Deip, Sabrina Ramos e Sthefanny Gazarra

A questão da sexualidade da mulher nos dias atuais ainda designa muitas formas de violência, mas aos poucos vem ganhando voz no meio cultural, abrindo espaço para debates relacionados ao corpo feminino. Como exemplo, podemos mencionar o seriado Sexify, da Netflix, roteirizado por Blanka Lipinska e produzido por Laurie Nunn. A série se passa no ambiente universitário e tem três meninas de personalidades diferentes como protagonistas. O desenvolvimento da trama tem uma reviravolta a partir de uma percepção delas, que transforma um projeto em um aplicativo que ajuda mulheres a chegarem ao ápice de seu prazer.

Outra produção que aborda a temática é o filme Bela Vingança, ganhador do prêmio de melhor roteiro original no Oscar 2021, que retrata os traumas causados pela cultura do estupro de maneira ácida, em uma mistura de drama, terror e suspense. A diretora e roteirista Emerald Fennell construiu uma protagonista feminina multifacetada e dotada de sagacidade, que frequenta baladas e finge estar embriagada, esperando que um homem a leve para casa. A missão de Cassie Thomas, vivida por Carey Mulligan, é provar que homens abusam da falta de consciência momentânea de mulheres, ultrapassando níveis que não chegariam se elas estivessem sóbrias. A trama foi inspirada nas experiências pessoais da roteirista, e representa um marco para mulheres de dentro e fora das telas.

Confira mais alguns produtos midiáticos que abordam temáticas sobre o universo da liberdade sexual da mulher:

Canal Dora Figueiredo

A criadora de conteúdo Dora Figueiredo faz vídeos falando sobre saúde mental, amor próprio, relacionamentos e cuidados com o corpo, interagindo com os internautas com toques de bom humor.

Canal Cátia Damasceno 

Em seus vídeos, a youtuber Cátia Damasceno trata com naturalidade temas que muitas vezes são considerados tabus sociais, como sexo, masturbação e prazer.

Canal Carla Cecarello

Carla Cecarello realiza vídeos em seu canal visando ajudar as pessoas a terem uma vida sexualmente saudável, abordando o universo sexual com bom humor. 

Prazer, Feminino (Canal GNT)

Na série ‘Prazer, Feminino’, disponível no YouTube do GNT, Marcela Mc Gowan e Karol Conka discutem temas relacionados aos prazeres sexuais, brinquedos eróticos, educação sexual e amor próprio. 

Acidez Feminina – Taty  Ferreira

No canal Acidez Feminina, Taty Ferreira tenta trazer reflexões de autoconhecimento aos internautas, falando de forma saudável sobre temas como comportamentos, relacionamentos, maternidade e sexo.

Podcast Sexoterapia 

A psicóloga e terapeuta sexual Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa conversam e debatem com as convidadas temas envolvendo sexo, sexualidade e relacionamentos. 

Podcast Calcinha Larga 

Camila Fremder, Helen Ramos e Tati Bernardi falam de forma honesta e engraçada sobre temáticas envolvendo a mulher, a maternidade, o sexo e os relacionamentos. 

Podcast Siriricas CO

O Siriricas CO é um podcast de um coletivo de 9 mulheres negras que debatem assuntos como autoconhecimento, sexualidade, maternidade, representatividade e carreira profissional. 

Podcast Sexo Sem Culpa

O podcast ‘Sexo sem Culpa’ possui o objetivo de quebrar tabus relacionados à sexualidade de forma amigável, gerando reflexões e trocas de conhecimentos.

Livro ‘O Mito da Beleza’

O Livro ‘O Mito da Beleza’, escrito por Naomi Wolf, fala sobre questões relacionadas a beleza e a identidade feminina, trazendo pontos do feminismo e discussões importantes para reflexão.

Essas são apenas algumas, das diversas produções e materiais relacionadas ao universo da liberdade sexual da mulher.