Entenda o que é ASMR e que efeitos causa no corpo

por Ex-alunos
Entenda o que é ASMR e que efeitos causa no corpo

Vídeos causam sensações agradáveis de relaxamento a quem assiste

Por Beatriz Tedesco e Matheus Ledoux

Você já ouviu falar em vídeos de ASMR? Você sabia que eles podem ajudar no tratamento contra insônia e transtornos psicológicos? A sigla ASMR significa Autonomous Sensory Meridian Response, que traduzido para o português quer dizer Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. A ASMR é um fenômeno biológico que causa sensações agradáveis de formigamento no couro cabeludo, na cabeça e em regiões periféricas do corpo como resultado de estímulos sonoros e visuais.

A ASMR ficou muito conhecida por meio da internet, mais especificamente do Youtube, no qual várias pessoas produzem vídeos para o mesmo com centenas de barulhos relaxantes, chamados de gatilhos, que despertam uma série de arrepios, causando uma “massagem cerebral” em quem assiste. Os equipamentos utilizados para a produção de tais vídeos são na maioria das vezes de alta qualidade, contendo um microfone binaural para criar uma sensação em três dimensões.

Há milhares de relatos em comentários de vídeos de ASMR na internet de pessoas que não só relaxaram ao assistir os vídeos, mas também obtiveram melhora em relação a insônia, estresse, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

Como funciona a sensação de formigamento | Beatriz Tedesco

A youtuber Camila Klein, do canal Gaúcha ASMR, produz vídeos deste segmento desde o início de 2017. Ela conta que começou a produzir este conteúdo após mexer em algumas caixas de mudança e perceber que conseguia fazer sons que remetiam aos vídeos de ASMR que ela assistia.

Atualmente, Camila possui quase 400 mil inscritos em seu canal e recebe muitos relatos de pessoas que assistem aos seus vídeos e notaram uma melhora de vida e no sono. “Eu recebo muitas mensagens de pessoas dizendo que se sentem próximas a mim, como se fôssemos amigos, só pela forma que eu conduzo os vídeos. Outros dizem que só conseguem dormir assistindo ou ouvindo ASMR”.

 

 

A youtuber afirma que seus vídeos têm sido um forte calmante contra transtornos psicológicos como crises de ansiedade e síndrome do pânico para algumas pessoas. “Há quem diga que desde que conheceu a técnica, deixou de tomar medicamentos para os mais variados distúrbios, ou seja, a ASMR é capaz de despertar uma resposta fisiológica que pode até mesmo curar”.

Camila relata que embora a produção dos vídeos seja trabalhosa e exija grande preparo, vale muito a pena, pois o retorno das pessoas é gratificante e ela sente que realmente ajuda seus inscritos com o conteúdo ASMR.

Neurologista diz que ASMR pode aliviar dores crônicas

A neurologista Catarina De Marchi Assunção afirma que pessoas que ouvem ASMR passam por um estímulo auditivo que consegue ativar uma experiência emocional sensitiva, gerando sensações de calma e relaxamento em resposta aos gatilhos. A neurologista afirma que por ser algo novo, a ASMR ainda não foi muito estudada e por isso não existem evidências muito concretas sobre o fenômeno, mas existem vários estudos que estão avaliando utilizar a ASMR para aliviar alguns tipos de dores crônicas, problemas relacionados a ansiedade e transtornos de humor.

Catarina explica que existem pessoas que não conseguem ouvir ASMR porque possuem misofonia, um distúrbio que ocorre quando determinados estímulos auditivos geram uma sensação desagradável e de incômodo, como por exemplo o som de alguém mastigando ou barulhos repetitivos. Para essas pessoas, a ASMR não traz sensações agradáveis de relaxamento ou sono, mas de angústia e raiva.

O contador Tiago Santana assiste a vídeos de ASMR desde o final de 2016. Ele afirma que sua primeira experiência assistindo aos vídeos foi muito relaxante e calmante, e, desde então, não parou mais de assistir. Santana conta que consome conteúdo ASMR quando está estressado ou quando não consegue dormir para relaxar e sentir sono.