Escritora paranaense lança livro de romance com cenários do Paraná

por Letícia Beatriz Hamm
Escritora paranaense lança livro de romance com cenários do Paraná

Paola Aleksandra, autora do livro Amor às causas Perdidas, escreve seu primeiro romance contemporâneo e cita cenários paranaenses

Por Letícia Beatriz Hamm | Foto Livros&Fuxicos

A escritora e blogueira literária paranaense Paola Aleksandra lançou em agosto deste ano o livro Amor às causas Perdidas, um romance contemporâneo baseado no cenário paranaense. A autora conta com cerca 360 mil inscritos no seu canal de YouTube, Livros&Fuxicos, marca que nasceu em fevereiro de 2011 como um blog literário e hoje se tornou uma referência no meio literário. Além do seu livro mais recente, Aleksandra já escreveu mais quatro livros: Volte para mim, Livre para recomeçar, Reflexos do Passado e O Roubo.

O livro Amor às causas Perdidas, um romance contemporâneo que se passa na cidade de Curitiba, foi lançado pela Editora Harlequin. O livro entrou na lista de mais vendidos da Amazon nas primeiras horas de lançamento e figurou a lista de mais vendidos da revista Veja.

“Eu comecei com o canal do YouTube em 2011, como um espaço para eu falar sobre meus livros favoritos. Em 2018, tomei coragem e escrevi o meu primeiro livro de romance de época, Volte para Mim e no ano seguinte, em 2019, escrevi Livre para Recomeçar. Em 2023, decidi lançar meu primeiro romance contemporâneo, Amor às causas Perdidas. Foi desafiador, mas muito gratificante, pois o livro entrou na lista de mais vendidos da Amazon e o livro mais vendido da HarperColiins na Bienal.”, conta Paola Aleksandra.

Processo de criação e experiências

Em uma entrevista para o Portal Comunicare, a escritora Paola Aleksandra, compartilhou um pouco de sua história como autora e como foi a idealização do seu novo livro.

Portal Comunicare: Como surgiu essa ideia de escrever um livro de romance inspirado no cenário paranaense?

Paola Aleksandra: Eu sou paranaense e eu queria escrever uma história que representasse uma realidade de quem nasceu e viveu no Paraná a vida inteira. Eu cogitei em trazer o cenário maringaense, que é a cidade onde moro, mas a história pedia um cenário de capital e então eu resolvi que o melhor para a construção dos personagens, seria se passasse em Curitiba.

Além de falar sobre o cenário da capital paranaense, algumas cenas pelo livro são retratas em São José de Pinhais e na cidade litorânea de Morretes.

Portal Comunicare: Como foi a experiência de escrever o livro?

Paola Aleksandra: Foi desafiador, porque eu nunca tinha escrito romance contemporâneo! Meus livros publicados são histórias de época e a trama e o formato são diferentes. E apesar de ser um romance contemporâneo e clichê, eu queria que a história abordasse temáticas delicadas e importantes para mim, como a maternidade, ansiedade e adoção, por exemplo.

Portal Comunicare: Quais são suas expectativas com esse livro e como escritora fazendo a booktour?

Paola Aleksandra: Minha maior expectativa é que mais pessoas conheçam a minha escrita e que a literatura romântica nacional seja cada vez mais reconhecida. Eu quero mostrar que a literatura brasileira tem muito potencial. É sempre muito valioso nos reconhecermos nos cenários descritos e nas realidades apresentadas que trazem aquele típico jeitinho brasileiro, sabe?

Portal Comunicare: Pretende escrever novos livros no futuro?

Paola Aleksandra: Sim, eu já tenho meu contrato do próximo livro com a Editora Harlequin e estou começando a pesquisa para iniciar a escrita.

Sinopse do livro

Laura sempre amou uma causa — supostamente — perdida. Amante de contos de fadas e finais felizes, e apresentadora de um podcast em que comenta histórias alheias de amores fracassados, ela sempre conseguiu ver o copo meio cheio e acreditar que tudo dá certo no final. Mas a coisa muda bastante de figura quando ela própria começa a se ver como um caso sem salvação, depois de descobrir que sua vida foi baseada em uma mentira e cortar relações com a família. Ao se ver incumbida de escrever uma matéria com o potencial de expor todas as suas feridas para a revista em que trabalha, talvez as palavras de um desconhecido ditas três anos antes possam ajudá-la a recomeçar.

Téo é um médico geriatra com medo da morte, portanto está muito familiarizado com a irremediabilidade de certas causas. Mas, um tanto perdido, ele começa a questionar se deve insistir em sua residência médica em Minas Gerais, afinal, como seguir um caminho que vai mantê-lo longe da família, quando o que mais quer é cuidar dela? Então ele decide voltar para casa, só que não esperava encontrar alguém ocupando seu quarto… e com o potencial de ocupar um lugar ainda mais especial.

Laura e Téo vão se ver no meio de um turbilhão que não apenas irá obrigá-los a entender seus medos, como enfrentá-los e assim decidir por quais causas vale a pena lutar.

A sinopse do livro traz um pouco das experiências e emoções que o leitor terá durante a leitura do livro Amor ás causas Perdidas. Além de mergulhar nos cenários paranaenses e vivenciar um pouco dessa história de romance, recheado de amor e clichê.