Estudantes da PUCPR produzem documentários; assista

por Portal Comunicare
Estudantes da PUCPR produzem documentários; assista

Filmes tratam de temas como o consumo de álcool e traçam perfis de personagens relevantes da cidade. Material pode ser assistido gratuitamente

Por Portal Comunicare

Estudantes de Jornalismo da PUCPR produziram, no primeiro semestre de 2018, videodocumentários sobre diversos temas, com supervisão da profesora  Celina do Rocio Paz Alvetti. Quatro dos filmes traçam perfis de personagens relevantes da cidade. O quinto filme aborda o consumo de álcool.

Você pode obter mais informações e assistir aos filmes abaixo.

* * *

1. Documentário “Na essência”: chef Mario e os sabores de Curitiba

De: Luiz Guilherme Ribinski e Luiz Renato Mourão

Sinopse: Mario é um chef do interior de São Paulo que mudou-se para Curitiba ainda criança. Determinado e curioso, busca conhecer novas receitas e vai em busca de novos pratos, que por fim acrescentam em sua vida e em seu repertório profissional. Conhece diversos locais e refeições tradicionais de Curitiba, levando-o a pensar em sua própria criação, um prato inédito que represente a essência dos sabores da cidade

Link: http://www.portalcomunicare.com.br/documentario-na-essencia-chef-mario-e-os-sabores-de-curitiba/

Assista aqui:

* * *

2. Documentário “Era assim”: a Curitiba dos anos 60 e 70

De: Leticia Garib, Isabel Woitowicz e Patricia Munhoz

Sinopse: O documentário apresenta a cidade de Curitiba nos anos 60 e 70 pela perspectiva de pessoas que viveram nessa época na cidade. Os personagens contam como era a vida em Curitiba, o que faziam e os lugares que frequentavam, como cinemas e bailes dançantes. A câmera capta o olhar dessas pessoas que revivem um tempo que se foi, pois os tempos são outros, a cidade mudou, as pessoas mudaram.

Link: http://www.portalcomunicare.com.br/documentario-era-assim-a-curitiba-dos-anos-60-e-70/

Assista abaixo:

* * *

3. Documentário “A dona da Avenida”: a voz feminina do samba-enredo

De: Caroline Deina, Sophia Cabral e Vitória Gabardo

Sinopse: Orminda de Oliveira Rosa: esposa, mãe e avó. Mulher, negra, umbandista, curitibana. Como se todas essas características não fossem o suficiente para a apresentar uma mulher surpreendente, Mãe Orminda foi a primeira voz feminina a cantar samba-enredo no Brasil. Não pense que foi no Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador. Orminda entrou para a história em Curitiba, com uma arte era seu hobby e sua paixão, enquanto o seu sustento diário vinha da Polícia Civil, onde atuava como Escrivã. Quatro décadas depois, as mulheres conquistaram mais espaço no samba, mas ainda não o suficiente para competir com os homens e nem serem tratadas como as musicistas que são. Ainda há preconceito, assédio e escassez de oportunidade. Mulheres que, mesmo por profissão ou por diversão, seguem os primeiros passos dados por Orminda, fortificando ainda mais o samba em Curitiba.

Link: http://www.portalcomunicare.com.br/documentario-a-dona-da-avenida/

Assista aqui:

* * *

4. Documentário “Camaleão da música”: músico curitibano independente Kadum

De: Loraine Mendes, Luís Gustavo Ribeiro e Luiza Romani
Sinpose: Camaleão da Música é um curta sobre o músico curitibano independente Kadum. Artista curitibano com experiência musical em mais de 7 bandas, largou o design para seguir seu sonho, a música. Kadum, por prezar as liberdades de um artista independente conta sobre sua rotina, sua vida; que mescla momentos de diversão e trabalho na busca por uma vida de conscientização social por meio da música.

Link: http://www.portalcomunicare.com.br/documentario-camaleao-da-musica-musico-curitibano-independente-kadum/

Assista aqui:

* * *

5. Documentário “Eu etílico”: as dimensões do consumo de álcool na sociedade

De: Heloisa Masetto, Luca Matheus de Goes e Stella Prado Alves

Sinopse: A bebida alcoólica sempre esteve presente na narrativa da história, acompanhou a consolidação de civilizações e a destruição de muitas delas. Uma forma de brindar conquistas e de apagar mágoas profundas. Um documentário que abandona as estatísticas, para finalmente descobrir um recorte mais pessoal do ato de beber. Quem sou eu embriagado? Quem é o ‘eu etílico’?

Linkhttp://www.portalcomunicare.com.br/documentario-eu-etilico-um-recorte-pessoal-do-ato-de-beber/

Assista aqui:

Autor