Fatos esportivos Em Casa #7: Marcelo Carvalho, pesquisador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

O pesquisador falou dos recentes casos de racismo no esporte e no mundo
Por Mariana Alves e Vinicius Bittencourt
O pesquisador Marcelo Carvalho foi o sétimo convidado do programa Fatos Esportivos Em Casa, realizado por estudantes da Fatos Narrativas Midiáticas. Marcelo foi o responsável por idealizar o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que tem como objetivo monitorar e divulgar casos de racismo no esporte.
Marcelo é formado em administração, com MBA em gestão administrativa e com um curto período de pós-graduação em gestão do esporte. Ele conta que sempre gostou de futebol e também de pesquisar sobre questões raciais. A partir disso, criou o Observatório, em 2014, a fim de monitorar e denunciar os casos de racismo ocorridos no esporte.
Marcelo aponta que o futebol atualmente se equipara quase a um veículo de comunicação e que, por meio dele, é possível passar exemplos e imagens de representatividade para as crianças que sofrem com o racismo. “O Observatório trabalha com a questão de utilizar o futebol como forma de conseguir conversar com a sociedade sobre racismo e outras formas de preconceito e discriminação”.
A respeito de uma possível comoção maior por parte dos clubes e da CBF na volta do futebol brasileiro, no sentido de estimular manifestações e campanhas anti-racismo, Marcelo diz não ter muita esperança quanto a isso. Ele acredita que é improvável que a CBF estimule um posicionamento dos atletas e que promova campanhas como aquelas que estão sendo vistas no campeonato inglês.
Confira a entrevista completa abaixo: