GastroNerd leva o sabor da cultura pop ao Festival Universitário

por Emilay Aguiar
GastroNerd leva o sabor da cultura pop ao Festival Universitário

A oficina produziu um banquete de sabores e referências inspiradas em filmes, animes e jogos do universo geek

Por: Emilay Aguiar | Foto: Beatriz Mangili

O mundo nerd invadiu o bloco verde no penúltimo dia do 1.° Festival Universitário “A PUCPR é nossa”. Receitas inspiradas em personagens famosos de filmes, animes e games do universo geek ganharam destaque nesta quinta-feira (31), durante a oficina de Cultura GastroNerd, que poduziu pratos a partir de quatro receitas especiais.

Uma das experiências culinárias foi o Smoothie da Sailor Moon, que combina cores vibrantes, sabores frutados e um toque de magia, trazendo à vida o espírito do icônico anime. Além disso, dois elementos culinários saíram das páginas dos livros e das telas dos filmes para invadir a gastronomia do mundo real: as “lembas”, conhecidas como “pão élfico” e a Cerveja Amanteigada de Harry Potter. A quarta receita foi a mini pizza de Cogumelo, que é um tributo criativo e saboroso ao mundo de Super Mario.

O idealizador da oficina, João Pedro Rezende de Souza, aluno do curso de jogos digitais e ex-aluno de gastronomia diz que se inspirou na ideia de unir os cursos pelos quais passou para criar uma oficina de gastronomia geek. A atividade atraiu a atenção não apenas de amantes da cultura nerd, mas também de admiradores da culinária em busca de novas experiências. A estudante de Design Ana Carolina Kioshima conta que adora gastronomia e, embora não compartilhe da mesma admiração pelo mundo geek, decidiu junto com seus amigos abraçar a oportunidade de vivenciar algo diferente.

Segundo o professor de gastronomia Vavo Krieck, a oficina tem o propósito de desmistificar os caminhos da culinária e mostrar que todos podem se aventurar na cozinha e obter ótimos resultados.

Festival Universitário

A primeira edição do Festival Universitário “A PUCPR é nossa” vai até esta sexta-feira (1º), no campus da universidade. O evento, promovido pela Diretoria de Identidade Institucional (DCE), reúne atividades integrativas, oficinas, encontros, palestras, tours guiados, gastronomia, ações de gamificação, exposições artísticas, seções de meditação e muita valorização da música autoral em suas mais diferentes formas e ritmos.

A cobertura do Festival está sendo feita por estudantes do curso de Jornalismo que participam da Central Fatos, núcleo prático do curso de Jornalismo.