Governo lança medidas para fortalecimento do setor Cultural

por Isadora Mendes
Governo lança medidas para fortalecimento do setor Cultural

Com o objetivo de movimentar o cenário artístico e cultural, editais prevêem a realização de projetos que serão executados em plataformas digitais.

Por Herick Pires, Isadora Mendes e Raissa Micheluzzi

O Governo do Paraná lançou na primeira semana de maio o Pacote de Medidas de Apoio e Fortalecimento do Setor Cultural. O projeto apresentado tem como objetivos principais auxiliar artistas e produtores culturais a enfrentar a crise instaurada devido à pandemia do COVID-19, e também garantir que a população tenha acesso à cultura através de meios digitais. 

A Secretaria de Estado da Comunicação Social da Cultura (SEEC) trabalhou através da Superintendência-Geral da Cultura para apresentar o Pacote de Medidas que beneficiará projetos artístico culturais de todo o Paraná. De acordo com Mariana Bernal, assessora da direção da SEEC, a inscrição para o edital está disponível para todas as pessoas que vivam no Paraná a no minimo 1 ano.

O edital da medida “Cultura Feita em Casa” tem como meta atender 510 projetos com conteúdo digital inédito de 15 a 30 minutos, sendo em formato de vídeo ou áudio (podcast), oferecendo R$ 2 mil de premiação individual, sendo R$ 1.020 milhão direcionado à medida em questão. Serão abrangidas as seis áreas culturais: artes cênicas; música; literatura, livro e leitura; audiovisual; artes visuais; expressões culturais, populares, indígenas e de comunidades tradicionais.

Em tempos de pandemia e isolamento social, a maioria dos setores de serviços têm trabalhado para se reinventar e continuar em pleno funcionamento, mesmo que remotamente, e no cenário cultural não é muito diferente.

A atriz e produtora cultural Rana Moschetta afirma que apesar das medidas adotadas servirem como ações importantes para fomentar a produção cultural nesse período, ela ressalta que possui dúvidas referentes ao funcionamento e eficácia dos mesmos. “O edital recentemente aberto pelo município ajuda, mas não a todos. Nós que somos do teatro de rua sentimos um pouco mais isso, porque os nossos pares nem sempre tem cnpj e nem sempre têm acesso a esses editais. Alguns artistas inclusive não residem a muito tempo em Curitiba”, declara.

A produtora observa ainda que de alguma forma a percepção das pessoas sobre acesso à arte neste período de quarentena pode ter mudado, principalmente por conta no aumento  do consumo de produtos culturais, como filmes, músicas e documentários. A atriz acredita que a forma de consumo por parte do público será totalmente transformada após o período de isolamento. “Os artistas e o público em geral nunca mais vão ser os mesmos porque nós ficamos muito tempo na frente de uma tela. Vamos ter  que aprender a lidar com ela inclusive nas nossas relações pessoais e no teatro”.

Todas as produções realizadas em cada um dos editais disponibilizados serão exibidos na plataforma de conteúdos digitais do Governo do Paraná, que também está em desenvolvimento.