Interbairros II e III passarão a aceitar apenas cartões para pagamento

por Davi Guiarzi Luiz Moreira
Interbairros II e III passarão a aceitar apenas cartões para pagamento

A medida anunciada pela Prefeitura de Curitiba começa a valer neste sábado (15) e aumenta o número de linhas que não aceitam mais dinheiro

Por Arthur Froes, Davi Guiarzi e Gustavo Malinowski | Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A partir deste sábado (15) as linhas de ônibus Interbairros II e Interbairros III, de Curitiba, passarão a aceitar somente cartão transporte e cartão de débito ou crédito, segundo a Prefeitura da cidade. O uso de cartões de débito e crédito acrescenta uma taxa de 0,2% ao valor da passagem, o que corresponde a R$ 0,13 por tarifa.

Há um planejamento para que as linhas Interbairros IV, Interbairros V e Interbairros VI também passem a aceitar apenas cartões, segundo o presidente da empresa Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. “Até a segunda quinzena de maio, terminamos o projeto. As últimas linhas a migrarem serão as Interbairros IV, V e VI (as únicas que ainda operam com a utilização de dinheiro em espécie)”, afirma Maio Neto.

Usuários das linhas que passam a exigir o cartão transporte correm contra o tempo para não ficar sem opção de deslocamento. O estudante de Jornalismo Ricardo de Siqueira Pereira sai todos os dias de Araucária, na região metropolitana, para estudar em Curitiba. Até hoje ele pagava em dinheiro a passagem do Interbairros V, que mudará o sistema de cobrança na segunda etapa do projeto. Pereira diz que se preveniu assim que soube das mudanças. “Só fiz o cartão transporte por aparentar ter uma obrigatoriedade, já que as linhas que utilizo, no futuro, talvez não aceitem dinheiro”, afirma o estudante.

A partir dessas medidas, em Curitiba, o uso do dinheiro no transporte público vem diminuindo. De acordo com dados da Urbs, a moeda em espécie correspondia a 31,64% dos pagamentos de passagens em 2021, o que caiu para 22% em 2022.

Foto: Cesar Brustolin/SMCS Arquivo

Cartão transporte

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o cartão transporte pode ser utilizado em toda cidade. Ele serve como um armazenador de créditos, utilizado pelos usuários no sistema de bilhetagem eletrônica da Rede Integrada de Transporte (RIT). A estratégia do Município adotando o dispositivo é aumentar a segurança ao diminuir a circulação de dinheiro e agilizar o embarque, uma vez que não é preciso ter contato com um cobrador.

Existem quatro tipos de cartões: os de usuário, isento, estudante e avulso. Todos podem ser solicitados nos pontos de atendimentos da Urbs (veja aqui), por meio de um agendamento online. A primeira via do cartão transporte é gratuita para os usuários e, caso preciso, a segunda via equivale a cinco vezes o valor da tarifa vigente no momento. É preciso levar um documento original com foto, CPF e comprovante de residência, além de disponibilizar algumas informações básicas para a realização do cadastro. O cartão é entregue instantaneamente após a realização desse processo.