Jornalismo da PUCPR discute responsabilidade na cobertura de tragédias

por Isadora Picasky Deip
Jornalismo da PUCPR discute responsabilidade na cobertura de tragédias

Bate-papo reuniu profissionais da área para diálogo com estudantes

Por Brunna Gabardo e Isadora Deip

O curso de Jornalismo da PUCPR promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), uma palestra com jornalistas e profissionais de outras áreas sobre responsabilidade na cobertura de tragédias. O evento ocorreu no Auditório Thomas Morus, no Bloco Amarelo do câmpus de Curitiba. Motivada por acontecimentos recentes, como o massacre de Suzano e o caso Tatiane Spitzner, a conversa contou com a presença dos jornalistas Giselle Ulbrich, repórter da Tribuna; e Rubens Burigo, editor chefe do SBT Paraná; além do psicólogo Tonio Luna.

O evento foi organizado pelas estudantes do 7º período Ana Clara Braga e Bruna Toti, que tiveram a ideia de trazer um assunto que despertasse o interesse nos estudantes e estivesse em pauta. O objetivo principal era instruir os estudantes acerca de como aprimorar o olhar jornalístico enquanto a profissão está sendo colocada xeque.

Os profissionais comentaram sobre a banalização do uso da imagem e como agir de maneira ética diante de episódios de violência no cenário atual da mídia brasileira, de acordo com a experiência profissional de cada convidado. Também abordaram assuntos como a influência da divulgação do nome e identidade de autores de massacres, a maneira como determinadas abordagens jornalísticas minimizam danos e qual a motivação psicológica de quem comete crimes como esses.

O evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre elas estudantes e professores, e abriu o diálogo para perguntas da plateia.