MON recebe exposição “OSGEMEOS: Segredos” a partir do próximo sábado (18)

por Guilherme Seisuke da Silva Araki
MON recebe exposição “OSGEMEOS: Segredos” a partir do próximo sábado (18)

Exposição em Curitiba é a maior já realizada pelos artistas 

Por Guilherme Araki e Igor Barrankievicz / Foto: Igor Barrankievicz

A exposição “OSGEMEOS: Segredos” estreia para o público em Curitiba no próximo sábado (18), no Museu Oscar Niemeyer. A mostra conta com aproximadamente 850 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific (obras criadas de acordo com o ambiente), desenhos e cadernos de anotações. 

Curitiba é o primeiro destino da exposição Segredos depois de São Paulo, onde 180 mil pessoas visitaram a Pinacoteca para ver as obras dos irmãos. Com a venda de ingressos exclusivamente on-line (aqui), a exposição deve receber visitantes de todo o país. 

OSGEMEOS 

A dupla Gustavo e Otávio Pandolfo, naturais de São Paulo (SP), desenvolveu um universo próprio e uma maneira de se comunicar por meio da arte com influências da cultura Hip Hop. Os irmãos, reconhecidos nacional e internacionalmente, realizaram inúmeras mostras individuais e coletivas em museus e galerias de diversos países, como Cuba, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Lituânia e Japão. 

A presença nos museus e galerias, porém, não faz com que OSGEMEOS deixem de fazer grafite nas ruas. Desde o dia 20 de agosto em Curitiba, os irmãos vêm pintando e fazendo trabalhos com os artistas locais. 

Polêmica no MON 

Como divulgação para a exposição “OSGEMEOS: Segredos”, os artistas fizeram uma intervenção temporária na fachada do Museu Oscar Niemeyer, a pedido da direção do museu. O trabalho durou uma semana e atraiu diversas pessoas para ver os irmãos de perto em ação. 

Uma postagem nas redes sociais feita pelo bisneto do arquiteto Oscar Niemeyer, porém, causou polêmica. Paulo Sérgio Niemeyer criticou duramente a obra dos grafiteiros na fachada do museu. No texto, ele se refere à obra como sendo de “mau gosto”, “horrível” e que “agride aos olhos e a alma”. 

“Nunca fui a favor de pichação, mas também não recrimino quando ela tem proposta e agrega de alguma forma ao espaço urbano. Entendo que mentes críticas e criativas, com habilidade de desenhar e criar belos painéis e murais, devem ser incentivadas e ter seu espaço, quando ele é consensual com a sociedade e a própria cidade”, escreveu o bisneto de Niemeyer. 

Depois da crítica, a Fundação Oscar Niemeyer, responsável pelo gerenciamento e preservação das obras do arquiteto, rapidamente veio a público parabenizar o MON pela exposição e compartilhar uma foto do grafite feito pelos artistas. 

A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, comemora a chegada da exposição, que considera inspiradora. “Neste momento em que todas focamos numa reconstrução, seja individual ou coletiva, a arte desta genial dupla de irmãos contribui para nossa busca interna”, afirma. “Seus traços retratam o dia a dia das grandes cidades e suas obras nos levam a uma imersão que revela pertencimento e identidade a símbolos locais e cotidianos, que nos conectam ao lúdico.” 

Serviço 

“OSGEMEOS: Segredos”

A partir de 18 de setembro

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Venda de ingressos exclusivamente on-line (aqui)

Olho, Torre do Olho e espaços externos

De terça a domingo, das 10h às 18h (gratuidade nas quartas-feiras) 

A venda de ingressos é feita com marcação de dia e horário, dando direito também à visitação nas demais exposições do MON. Para os dois primeiros dias de exposição, sábado (18) e domingo (19), os ingressos já estão esgotados. Todas as demais datas até o dia 05/11 estão disponíveis.