Mulheres representam 53% do eleitorado em Curitiba

Dos 1.349.888 eleitores registrados na capital paranaense, 727.248 são mulheres, segundo TSE
Por Letícia Fortes | Foto: TSE – Divulgação
O eleitorado de Curitiba é composto majoritariamente por mulheres. Elas são 53,9% do total de pessoas aptas a votar (727.248), enquanto os homens são 46,1% (622.640). Além de representarem mais da metade do eleitorado, as mulheres curitibanas buscam ampliar suas participações no cenário político. Neste ano, Curitiba atingiu o recorde de mulheres concorrendo à Prefeitura, mas ainda possui baixa representatividade nas candidaturas a vereador.
- Saiba como encontrar seu local de votação
- Não vai votar? Saiba como justificar o voto
- Título de eleitor não é mais obrigatório para votar
- Eleitor é obrigado a usar máscaras para votar nas eleições de 2020
Com seis candidaturas registradas, a cidade atingiu o recorde absoluto de candidatas mulheres à Prefeitura, sendo que duas delas são formadas exclusivamente por mulheres (prefeita e vice-prefeita). Este é o maior número registrado desde 1985. Até então, o recorde havia sido duas candidaturas femininas à Prefeitura, registradas em 2016.
Curitiba conta com 1.181 candidatos a vereador. As mulheres representam 33% do total, com 394 candidaturas. O índice é um pouco acima da distribuição que a legislação eleitoral prevê para o legislativo. Segundo as regras, os partidos devem preencher no mínimo 30% e no máximo 70% das vagas para candidatos de cada gênero.
Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também identificou um aumento no número de idosos e pessoas com deficiência no eleitorado de Curitiba. Entenda o que mudou no perfil do eleitor.