Nova revista reúne artigos científicos de estudantes de Publicidade e Propaganda da PUCPR

por Giovanna Catapan
Nova revista reúne artigos científicos de estudantes de Publicidade e Propaganda da PUCPR

Publicação será lançada durante na cerimônia do Prêmio Highlight, em 25 de novembroPor Giovanna Catapan | Foto: Divulgação

Artigos científicos produzidos por estudantes de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) serão reunidos em uma publicação que será lançada neste mês de dezembro. A primeira edição da revista acadêmica Radar tem 16 textos selecionados entre as produções realizadas na disciplina Projeto Inovador em Publicidade e Propaganda.

O conteúdo da revista foi produzido pelos alunos do 7º período que escreveram os artigos científicos como parte de uma disciplina obrigatória conclusiva em formato de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A revista terá aproximadamente 300 páginas, considerando que cada texto tenha uma média de 15 a 20. Além dos artigos redigidos pelos estudantes, a publicação conta com um prefácio assinado pelos professores Fábio Feltrin e Fernanda Fabricio, que apresentam a  revista e os temas explorados pelos estudantes. A revista traz ainda uma declaração da decana da Escola de Belas Artes, Angela Leitão.

O professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Fábio Feltrin diz que a revista cumpre dois objetivos acadêmicos. “O primeiro é despertar no estudante o gosto pela pesquisa científica, além é claro de produzir um material relevante para área”, diz Feltrin. “A segunda é de trabalhar com temas mais atuais da comunicação e fazer com que o estudante saia da universidade não só com a técnica mas também com um senso crítico apurado na área da comunicação e da publicidade.” Feltrin estimula os estudantes do curso a experimentar várias vertentes da comunicação publicitária, não só em áreas conhecidas como redação, criação, planejamento e atendimento, mas também a área na pesquisa científica.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda Fernanda Fabricio diz que a revista é um fator de motivação para que os acadêmicos tenham um olhar crítico sobre a Publicidade e sobre as transformações pelas quais a comunicação tem, passado. “Dentro da faculdade a gente não pode só olhar para a prática, o fazer, o ser publicitário do mercado profissional, mas também tem que ter um momento de reflexão, um momento para você olhar de forma crítica, analisar um resultado dessas publicidades que foram feitas em Curitiba ou no mundo”, afirma Fabricio.

Para escolher os trabalhos que seriam publicados na primeira edição da Revista Radar, os professores selecionaram artigos que obtiveram nota igual ou superior a 9. Os alunos com nota entre 8,5 e 8,9 tiveram a chance de ajustar o trabalho e tentar a inclusão do artigo na publicação.

A revista passa por temas dos mais variados dentro da Comunicação, como o uso e o surgimento de novas ferramentas tecnológicas e o futuro das agências de publicidade. A publicação estará disponível a partir de 25 de novembro de 2022 na aba do curso de Publicidade e Propaganda no site da PUCPR e também no acervo da Biblioteca da universidade.