O Futebol Ainda é do Povo? A Escalada de Preços no Coritiba entre 2011 e 2025

por Gustavo Angheben Ferreira Cardoso Magalhães
O Futebol Ainda é do Povo? A Escalada de Preços no Coritiba entre 2011 e 2025

De 2011 a 2025, o preço da camisa do Coritiba saltou de R$159,90 para R$459,99, refletindo um aumento de 287%, em meio a protestos contra a elitização do clube e seu desempenho esportivo.

Por Eduardo Borges, Gabriel dos Reis e Gustavo Magalhães

O Coritiba é uma das equipes de futebol mais tradicionais do estado do Paraná e do futebol brasileiro. O time vem passando por drásticas mudanças recentes, sendo a principal delas a venda da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) do clube para o grupo Treecorp, que adquiriu 90% das ações do Coritiba. 

Paralelo a essas mudanças, o desempenho esportivo da equipe neste século continua a desejar. O clube acumula ao todo, desde 2001, cinco rebaixamentos para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro (2005, 2009, 2017, 2020 e 2023), além de oito temporadas jogando esta divisão, sem conseguir o acesso logo no ano seguinte à queda (2006, 2007, 2010, 2018, 2019, 2021, 2024 e 2025).

As torcidas, de uma maneira geral, vem protestando contra a elitização e os altos preços no mundo do futebol. Um grande movimento recente que impactou o mundo da bola foi a tentativa frustrada da criação da European Super League, que seria uma competição segregando as equipes com mais poderio financeiro da Europa, resultando na exclusão de outras equipes do futebol europeu consideradas “mais pobres”, além do aumento de custos para os torcedores.

Aqui no Brasil houveram fortes protestos de torcedores em relação ao aumento do preço de ingressos e das camisas. Em 2022, uma das torcidas organizadas do Palmeiras, a Mancha Alviverde, protagonizou protestos contra a presidente do clube Leila Pereira, sobre a elitização do futebol no clube e o aumento significativo dos ingressos. Apesar dos poucos anos de gestão da Treecorp no Coritiba, vem se criando um grande embate com a torcida, principalmente pelo insucesso esportivo e pelo aumento dos preços para sua torcida. Em abril de 2025, cerca de 150 torcedores do Coritiba movimentaram um dos maiores protestos contra a empresa na frente da sede principal em São Paulo. O principal intuito desse protesto era mostrar a indignação com a atual gestora do clube e com os altos preços.

Como metodologia adotada para escrever esta reportagem, o Coritiba Foot Ball Club foi escolhido por conta de sua transparência na transmissão de informações sobre os dados do clube, oferecendo um acesso mais fácil aos números e informações sobre venda e preços de camisas e ingressos para os jogos do clube. Apesar do time curitibano adotar essa transparência, o reflexo dos problemas dos aumentos dos preços para torcida é um problema recorrente em outros clubes do futebol brasileiro. Para ilustrar o avanço e fazer uma comparação entre esses preços, foram escolhidos 5 anos para serem usados como marcos comparativos. Em 2011 foi adotado como o ano inicial de referência, por simbolizar o primeiro ano deste século em que o clube disputou e realmente teve chances de ganhar um título nacional, quando acabou vice-campeão da Copa do Brasil. A partir disso, os anos seguintes foram escolhidos seguindo um intervalo de 3 a 5 anos entre eles, suficiente para grandes mudanças. Assim, os anos utilizados como base para esta reportagem são também 2014, 2017, 2022 e 2025. 

É notório que uma das mudanças mais drásticas que ocorreram no clube nesse meio tempo, foi a mudança do preço de sua camisa. Em 2011, o preço era de R$ 159,90, sendo a fornecedora esportiva, a Lottus. Já em 2025, o preço da camisa subiu até R$459,99, agora com a Diadora sendo a fornecedora. Isso resultou em um aumento de aproximadamente 287% no preço da camisa.

Preço dos ingressos

Para iniciar as comparações entre os anos, a primeira categoria escolhida foi a de ingressos. Os ingressos para o setor de arquibancada do estádio Couto Pereira foram utilizados como parâmetro por representarem o setor popular do estádio e por este setor não ter passado por obras de expansão desde então.

 

Em 2011, ano que o clube disputou o título da Copa do Brasil, a entrada inteira do ingresso estava custando R$ 80. Três anos mais tarde, em 2014, o preço desta mesma entrada saltou para R$ 95, mostrando já um aumento de quase 19%. Para 2017, o ingresso da arquibancada sofreu um leve aumento, indo de R$ 95 para R$ 100. Foi em 2022 que aconteceu o maior aumento, de 50% a mais do ano de comparação anterior. O ingresso considerado popular do Couto Pereira passou a custar R$ 150. Já em 2025, jogando seu segundo ano consecutivo na série B e a SAF do clube passando por forte pressões, o Coritiba resolveu baixar o ingresso da arquibancada para apenas R$ 40, que passou a custar metade do preço do ano de comparação inicial, 2011.

Preço das camisas

Como todo torcedor gosta de se sentir pertencido, nada melhor do que uma camisa do time para frequentar os jogos do clube de coração. O Coritiba teve 5 diferentes fornecedoras esportivas (Lotto, Nike, Adidas, 1909 e Diadora) que ofertavam a camisa do clube por diferentes preços e qualidade de material.

No ano de 2011, a camisa masculina para adulto na Lotto custava R$ 159,90. Com a chegada da Nike, a camisa de 2014 subiu para R$ 199,90, totalizando um aumento de R$ 40. Para 2017, agora com a Adidas, o aumento foi parecido, no trecho anterior, com a camisa subindo para R$ 249,99 agora. Já em 2022, o Coritiba passou a utilizar uma fornecedora de material própria do clube, a 1909. Com isso, a camisa do time aumentou apenas R$ 10 no período de 5 anos, custando agora R$ 259. Atualmente, com a Diadora de fornecedora, a camisa quase duplicou de valor, passando a custar R$459,99, um aumento de 77% sobre o valor anterior.

Preço do pay-per-view

Além do preço dos ingressos para os jogos no estádio Couto Pereira, o torcedor fanático costuma ter gastos com plataformas de streaming para assistir os jogos “fora de casa” do seu time. Para ilustrar esses gastos, foram levados em conta os preços de assinatura de plataforma de pay per view que cobrem o futebol brasileiro.

 

Para assistir aos jogos fora de casa do Coritiba em 2011, o torcedor pagava R$ 49,90 mensalmente para manter a assinatura na plataforma. Premiere FC. Em 2014, o preço do plano contratado para ser pago mensalmente subiu para R$ 79,90. Por outro lado, o Premiere oferecia agora um plano pago anualmente, no valor de R$ 598,80. 

Dessa forma, o valor “de cada mês” saia por R$ 49,90. Já em 2017, o preço do plano mensal  se manteve em R$ 79,90. O anual, por sua vez, saltou para R$ 718,80 com o valor de cada mês saindo por R$ 59,90. Foi em 2022 quando o Premiere lançou o chamado plano popular, fazendo com que o valor mensal caísse para R$ 29,90. Em 2025, o grupo Globo passou a não ter mais os direitos de transmissão da série B. Esses direitos passaram a ser do grupo Disney, que transmite seus jogos no plano Disney + Premium. Este plano custa R$ 62,90 por mês aos torcedores.

Quanto Custa Estar por Dentro do Seu Time?

Com todos esses gastos somados – compra dos 19 jogos do Coritiba em casa; assinatura da plataforma de transmissão de jogos e compra da camisa do ano – é possível precificar o valor anual que um torcedor gastou em cada um desses anos para torcer para o Coritiba.

 

Em 2011, era necessário desembolsar R$ 2.278,70 por ano para acompanhar o clube. No ano de 2014, esse valor subiu quase R$ 700, chegando a R$ 2.963,70. Em 2017, o valor anual ultrapassou a casa dos R$ 3 mil, atingindo o valor de R$ 3108,79. Para 2022, esse valor seguiu em alta, atingindo o maior valor destes anos e chegando a incríveis R$ 3.467,80. Foi só neste ano de 2025 que o valor diminuiu drasticamente, ficando abaixo do valor de 2011 com R$ 1.974,79.

Esta reportagem foi desenvolvida na disciplina de Jornalismo Investigativo do curso de Jornalismo da PUCPR. Confira outras reportagens no link: www.portalcomunicare.com.br/jornalismo-investigativo

 

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