Oficina de Muay Thai para mulheres faz sucesso no Festival Universitário

por Heloise Claumann
Oficina de Muay Thai para mulheres faz sucesso no Festival Universitário

Aula, ministrada pela professora de Design Camila Teixeira e pelo treinador Rafael Teixeira, foi direcionada à ideia de autodefesa

Por Heloise Claumann | Foto: Heloise Claumann

Diversas estudantes da PUCPR participaram, na última quinta-feira (31), de uma oficina de Muay Thai exclusiva para mulheres, oferecida no Festival Universitário “A PUCPR é nossa”. A aula – ministrada pela professora de Design Camila Teixeira, que pratica a modalidade há 10 anos; e pelo treinador Rafael Teixeira – foi direcionada à ideia de autodefesa. O evento foi muito procurado pelas alunas, sendo necessário se abrir uma segunda turma.

A ideia surgiu da Diretoria da Mulher do DCE, que observou que muitas mulheres procuravam por aulas de gênero, mas não encontravam oportunidades e/ou não tinham tempo para a prática. “Procurávamos algo que fosse diferente, fora do comum e gerasse interesse para as alunas”, conta Letícia Fontoura, coordenadora de eventos da Diretoria da Mulher. Além disso, o esportes ainda é visto como algo masculino, e a oficina buscou gerar acolhimento e segurança para que mulheres pudessem experimentar a modalidade.

Além de benefícios físicos, o muay thai possibilita técnicas de autodefesa, que são muito procuradas por muitas mulheres para se sentirem mais seguras em ambientes públicos. “Surgiu o interesse de proporcionar algo que as mantivesse seguras, para poderem se defender, em casos de violência”, explica Letícia.

De acordo com o treinador Rafael Teixeira, a luta marcial está cada vez mais aberta para mulheres, principalmente, porque esse público busca qualidade de vida e autodefesa, ambos benefícios alcançados com a luta. “Melhora o condicionamento físico, o reflexo, a concentração, e a autoestima. Além disso, ajuda na autoconfiança e, ainda, traz o benefício da defesa pessoal”, acrescenta Camila.

A participante Ketlyn Mayara, estudante do curso de Administração, disse que a oficina foi muito boa, principalmente, para quem gosta de conhecer algo novo na área de esportes. Já a estudante Mylena Freire afirma que a aula superou as expectativas e diz que se achou a aula divertida e, ao mesmo tempo, benéfica para aprender autodefesa.

A estudante Ligi Melo, de Educação Física, conta que não tinha praticado o esporte antes, e que a oficina foi uma grande oportunidade de conhecer o muay thai de forma segura e confortável. “Além de ser um bom esporte, muitas das técnicas ensinadas na oficina contribuem para a autodefesa”, diz a estudante.

Festival Universitário

A primeira edição do Festival Universitário “A PUCPR é nossa” vai até esta sexta-feira (1º), no campus da universidade. O evento, promovido pela Diretoria de Identidade Institucional (DCE), reúne atividades integrativas, oficinas, encontros, palestras, tours guiados, gastronomia, ações de gamificação, exposições artísticas, seções de meditação e muita valorização da música autoral em suas mais diferentes formas e ritmos.

A cobertura do Festival está sendo feita por estudantes do curso de Jornalismo que participam da Central Fatos, núcleo prático do curso de Jornalismo.