Orquestra à luz de velas “Candlelights” se apresenta em Curitiba

por Carolina Senff
Orquestra à luz de velas “Candlelights” se apresenta em Curitiba

Espetáculo, que viajou o mundo e quebra bolha da música clássica, atrai curitibanos para uma noite de experiência sensorial

Por Carolina Senff | Fotos: Carolina Senff

A apresentação da orquestra à luz de velas Candlelight lotou a Ópera de Arame no mês de agosto e repete o feito neste mês. A experiência intimista e sensorial de escutar diversos gêneros musicais tocados por uma orquestra à luz de velas é um atrativo cultural que estoura a bolha da música clássica na cidade, trazendo mais pessoas a terem contato com o som de instrumentos musicais clássicos. As apresentações acontecem nos dias 17 e 24, e novos datas estão sendo abertas para o mês de outubro. Os shows acontecem na Ópera de Arame e os ingressos variam de R$ 50 a R$ 200. Para comprar ingressos para os eventos, basta entrar no app ou site da plataforma Fever.

A proposta do evento, organizado pela plataforma de entretenimento Fever, é trazer grupos de música clássica tocando em teatros rodeados por velas, criando um ambiente aconchegante e tranquilo. O evento já ocorreu em diversos lugares do mundo (mais de cem, ao total) e tem como Curitiba o palco desta semana. O espetáculo já reuniu três milhões de espectadores, somando suas apresentações, e é livre para todos os públicos.

São quatro diferentes apresentações: Os Melhor de Vivaldi, Tributo a Coldplay, Clássicos do Rock e Tributo ao Queen. As diferentes modalidades permitem que diferentes públicos façam uma viagem pelos gêneros musicais do Rock, pop e música clássica. Ao longo das apresentações, são tocadas músicas como As Quatro Estações (Vivaldi), Nothing Else Matter (Mettalica); Yellow (Coldplay); e Dont Stop Me Now (Queen). As performances duram uma hora e, em alguns casos, os músicos retornam ao palco para tocar o bis.

O evento conta com músicos curitibanos na realização: o Sexteto Monte Cristo. Os instrumentos tocados pelos seis músicos são dois violinos, um violoncelo, um contrabaixo, um teclado e uma viola. Cada região pela qual o Candlelight passa convida músicos locais a participarem do evento, trazendo muita diversidade para o espetáculo e apresentando variadas composições musicais com diferentes músicos e instrumentos. 

Outro aspecto notável do evento é a arquitetura. A Candlelights sempre busca se apresentar em locais com quesitos artísticos nas construções, para tornar a experiência mais imersiva. Em Curitiba, o local escolhido foi a Ópera de Arame, teatro totalmente construído de ferro, inaugurado em 1992, no bairro São Lourenço. É, também, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Foto tirada da ponte que leva a entrada da Ópera de Arame. 

Espectador da apresentação Clássicos do Rock, Bernardo Galvão comenta que o repertório variou entre grandes músicas do rock mundial, como Stairway To Haven (Led Zeppelin) e Sweet Child O Mine (Guns N’Roses). Bernardo ainda afirma que o evento teve ótima estrutura para receber o público da melhor forma possível. “O show foi nota dez”.

Pianista amadora de 17 anos, Ana Beatriz Pegorini conta que, desde pequena, desenvolveu uma paixão pela música, o que a levou ter mais proximidade com música clássica e apresentações de Orquestra. A minha experiência no concerto Candlelight em tributo ao Coldplay foi inesquecível. É um programa para a família completamente diferente, que surpreende com o visual e as músicas. As velas criam um ambiente mágico para o concerto que faz tudo ficar mais bonito e emocionante. Com certeza irei novamente, se surgir a oportunidade.”

Para conferir apresentações de Candlelights ao redor do mundo acesse o canal de YouTube do projeto.

Curitiba vira polo de eventos culturais

Curitiba tem se consolidado como um polo de eventos culturais dentro do Brasil nos anos recentes. Com diversas atrações a capital ganha destaque dentro do cenário nacional, virando ponto de parada de exposições, shows e experiências imersivas. Após o período pandêmico, a agenda cultural curitibana esteve cheia e diversificada.  

Em 2021 a exposição dos grafiteiros Os Gêmeos no Museu Oscar Nyemaier (MON) abriu o calendário da cidade. Após isso, Curitiba recebeu shows como Harry Styles, Artict Monkeys, JÃO, ANAVITÓRIA, Imagine Dragons, Coldplay, Roberto Carlos, Post Malone e Foo Fighters. Há, ainda, shows internacionais agendados para acontecer até o fim desse ano.

Eventos culinários como o Gastronomix, que faz parte do Festival de Curitiba, ocorrem anualmente na cidade. A capital chama a atenção pela grande quantidade de festivais como o próprio Festival de Curitiba, além de Olhar de Cinema, Country Festival, Prime Rock Brasil, Coolritiba e Mad In Braza. Outro destaque é a experiência imersiva de Van Gogh, que ocorre no fim desse mês. 

Para conferir a agenda de eventos de Curitiba acesse o site da Fundação Cultural de Curitiba, neste link.