Os brechós, a “brecha” para a sustentabilidade

por Nicole Salomon
Os brechós, a “brecha” para a sustentabilidade

O consumo consciente é um meio de transformar a relação da moda com o ecossistema.

Por Luiza Diniz e Nicole Salomon

Aliado a busca por preços menores, a sustentabilidade vem crescendo por via dos brechos. A onda do consumo consciente vem expandido cada dia mais por causa da popularização dos grandes bazares de brechos que vem ocorrendo com mais frequência .
Consorte a novos hábitos de consumo de moda ,os brechos são visto como uma solução econômica para amantes do fashion world . O encontro “ME LEVA”, que ocorre em Curitiba desde de 2019 uma vez por mês mas estava suspenso no período da pandemia, é a maior reunião de brechos da região metropolitana que tem essa intenção. 

Os brechos, alem de darem novos destinos a pecas de roupas que não eram mais utilizadas , também servem como uma forma de seus donos fazerem upcycling em pecas que não tinham como ser repassadas e assim os consumidores estão dando uma segunda vida a esses itens, reduzindo a quantidade de lixo e poluição gerados pela produção de novos produtos.

Para Paulo Eurides Machado (  22 anos , cliente do evento ) os brechos sao uma resistência em frente a grande onda de fast fashion .Ao optar por comprar em brechós, os consumidores podem escolher produtos que já foram produzidos e, portanto, não exigem mais o uso desses recursos naturais. Isso pode ajudar a reduzir a pegada ecológica e contribuir para um futuro mais sustentável.

As cariocas Thaine Pereira, e Jaqueline Nascimento (37 e 36 anos) proprietárias do brecho @mudaarota, nos contaram da importância do evento ME LEVA, para a loja delas o evento abriu muitas portas para o crescimento do negocio, as fazendo ficarem mais conhecidas entre os brechos, segundo elas os números de seguidores, compradores e interações nas redes, aumentou muito depois que começaram a expor no evento que era um grande objetivo para ambas, pois, e o maior encontro de brechos de Curitiba.

Encontros de brechós são uma oportunidade para proprietários de brechós se conectarem, aprenderem uns com os outros e melhorarem seus negócios. Eles também podem ajudar a promover e divulgar os brechós para um público mais amplo, aumentando a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da economia circular na sociedade.