Profissionais que aplicam a vacina são os primeiros a receber doses da Coronavac em Curitiba

por Guilherme Seisuke da Silva Araki
Profissionais que aplicam a vacina são os primeiros a receber doses da Coronavac em Curitiba

Para esta primeira fase, a capital paranaense recebeu 23.160 doses da vacina 

Por Guilherme Araki e Allanis Menuci | Foto: Guilherme Araki

Curitiba iniciou na manhã desta quarta-feira (20) de forma oficial a campanha de vacinação contra a Covid-19. O ato simbólico aconteceu no Centro de Eventos localizado no Parque Barigui, onde 250 profissionais que trabalharão como aplicadores da vacina foram vacinados ao longo do dia.

Segundo a prefeitura, os profissionais vacinados vão trabalhar na imunização de idosos que vivem em lares de longa permanência. O primeiro local atendido é o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde 218 pessoas serão vacinadas.

“Foram muitas dificuldades, falta de pessoal principalmente, mas a gente conseguiu vencer, a equipe se uniu e graças a isso estamos conseguindo” conta a técnica em enfermagem Cleonice Farias, escolhida para ser aplicadora da vacina. “Gostaria de dizer para o pessoal curitibano bem-vindo ao início da liberdade, mas é só o início por enquanto”, completa.

Totalizando profissionais da saúde e instituições de longa permanência (ILPs), 807 pessoas foram vacinadas com a primeira dose da Coronavac nesta quarta (20). Todos os envolvidos nas 127 ILPs devem ser imunizados até a próxima semana, segundo previsão da prefeitura.

Igor Kazuo Onaka, médico intensivista do Samu de Curitiba foi um dos cinco primeiros vacinados. O profissional foi agredido em abril de 2020 por um paciente internado por precaução com suspeita de Covid-19.

“Tenho agora uma sensação de alívio, de esperança frente a tudo que a gente passou, esse momento tão difícil. Quase um ano de enfrentamento à pandemia, acompanhando pacientes adoecerem e falecerem, famílias sendo quase dizimadas”, disse o médico após receber a primeira dose. “É uma satisfação muito grande receber a vacina e saber que em breve o restante da população também vai ser vacinado”.

Além de Igor, foram homenageados com as primeiras vacinas de Curitiba outros quatro profissionais que atuam no combate ao vírus:

  • Silvana Maria Bora, enfermeira que atua na UPA Boa Vista
  • Elizabete Moraes Silva, médica intensivista do Hospital do Idoso
  • Claudia Maria dos Santos, técnica em enfermagem da Unidade de Saúde Capanema
  • Thais Ribeiro Dessanti, integrante da equipe de higienização e limpeza do Hospital Vitória

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a previsão é que 22 mil pessoas sejam imunizadas na cidade com as doses da primeira remessa de vacinas. A expectativa é imunizar 12 mil profissionais nessa primeira fase.

[slideshow_deploy id=’41430′]

Autor