PUCPR promove experiência de meditação imersiva no recém-inaugurado XR Center

por Tayna Cauane Machado
PUCPR promove experiência de meditação imersiva no recém-inaugurado XR Center

Padre Joachin Andrade guiando a oficina de meditação 4D no Festival Universitário da PUCPR.

Atividade fez parte do Festival Universitário e foi conduzida pelo Padre Joachim Andrade 

Por: Mariana Souza e Tayná Machado | Foto: Mariana Souza 

A PUCPR promoveu nesta quarta-feira (30), como parte das ações do Festival Universitário “A PUCPR é nossa”, a experiência pioneira no Brasil de meditação no formato 4D. A prática ocorreu no recém-inaugurado XR Center, ou Centro de Realidade Estendida, que fica no Bloco Amarelo do câmpus Curitiba. O espaço conta com as mais avançadas tecnologias digitais do país, como um estúdio de captação de movimentos 3D semelhante aos usados em Hollywood.

A sala Cave Mista, onde ocorreu a sessão de meditação, proporcionou um ambiente imersivo, com diversos recursos digitais que aprimoraram a experiência dos participantes.  Antes do início da sessão, o ambiente foi preparado com músicas e imagens relaxantes, de modo a criar uma atmosfera acolhedora. As paredes com efeito 4D reproduziram imagens da natureza e a trilha sonora contribuiu para a imersão. 

No começo da sessão, foi sugerida a escolha de uma posição confortável, que poderia ser sentada ou deitada, para melhorar a experiência. Ao longo da reunião, o mediador guiou os presentes com palavras espirituais e de incentivo à exploração das emoções. 

Embora a tecnologia e a meditação não sejam ferramentas novas, a realidade virtual ofereceu uma experiência diferente da tradicional. O padre Joachim Andrade foi o mediador da oficina e relata que o ambiente era propício para o momento, pois permitiu o isolamento de sons externos e de distrações. No contexto da participação dos estudantes do Festival Universitário, ele também destacou a importância de se olhar para si próprio e cuidar da saúde mental, especialmente no meio acadêmico. 

Ao término da oficina, o mediador abriu espaço para o público relatar o que sentiu durante a sessão. Muitos estavam com a energia renovada, mais tranquilos e distantes do mundo externo, o que era o objetivo da atividade. A estudante de Odontologia Guilia Campos, de 20 anos, foi uma das participantes: “O fato de a sala estar climatizada permite que a gente entre mais no clima da meditação”, disse.

De acordo com o padre Joachim Andrade, a meditação é importante para equilibrar os aspectos intelectual e o emocional, o que contribui para o bem-estar. 

 

Festival Universitário “A PUCPR é nossa”

A primeira edição do Festival Universitário “A PUCPR é nossa” acontece até a próxima sexta-feira (1º), nos câmpus da universidade. O evento, promovido pela Diretoria de Identidade Institucional (DCE), reúne atividades integrativas, oficinas, encontros, palestras, tours guiados, gastronomia, ações de gamificação, exposições artísticas, seções de meditação e muita valorização da música autoral em suas mais diferentes formas e ritmos.

O Festival está sendo coberto por estudantes do curso de Jornalismo que participam do projeto Fatos Narrativas Midiáticas, núcleo prático do curso de Jornalismo.

Para se inscrever nas atrações do Festival e conhecer programação completa, acesse o seguinte link: https://linktr.ee/festivaluniversitario