PUCPR realiza nesta semana o EDUCERE, um dos maiores congressos de educação do Brasil

por Henrique Odebrecht Jorge
PUCPR realiza nesta semana o EDUCERE, um dos maiores congressos de educação do Brasil

Com a temática “esperançar”, a proposta do congresso é incentivar reflexões e diálogos sobre a educação em um contexto de respeito, inclusão e sustentabilidade

Por: Henrique Jorge | Fotos: Henrique Jorge

A PUCPR realiza entre esta segunda-feira (25) e quinta-feira (28) um dos maiores congressos nacionais de educação, o EDUCERE. Na sua 16ª edição, o evento, que é realizado a cada dois anos na PUCPR, conta com dius grandes conferências, 36 palestras, 59 mesas redondas e comunicações de 1,2 mil trabalhos submetidos organizados entorno de 18 eixos temáticos,

Em conjunto com o Congresso Nacional de Educação, ocorrem em paralelo o VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE; e o IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). Além da exposição e venda de diversos livros das editoras patrocinadoras dos eventos.

As atividades são realizadas em salas de aulas e auditórios da PUCPR, além de atividades que ocorrem de maneira híbrida e totalmente on-line. 22 salas e seis auditórios estão à disposição do evento para atender todos os inscritos e convidados que vem de todo o Brasil e de outras partes do mundo.

Para Giovanna Viol e Larissa Walter Tavares de Aguiar, professoras que ministraram um dos minicursos na tarde desta segunda feira (25), o EDUCERE é uma oportunidade única para todos os envolvidos, porque, quando se fala em educação, compartilhar conhecimentos facilitam na escolha de um caminho dentro do contexto pessoal de cada um, ampliando o olhar para todas as oportunidades que se abrem.

Além disso, para o graduando da área da educação, é uma chance de visualizar na prática o que a universidade traz apenas como teoria, evitando, por vezes, uma frustração ao ingressar no mundo do trabalho.

Sobre a temática “esperançar”, as professoras ressaltaram a importância de ter em pauta assuntos como sustentabilidade e inclusão. Para elas, o papel de professores e de quem forma professores têm muita importância, pois, quando quem ensina erra, uma geração inteira sai deficiente.

De acordo com Larissa, o diploma recebido na universidade é o Estado autorizando o graduado a dar aula e formar pessoas; e se o professor não é inclusivo, não tem noção social e de sustentabilidade, o Estado e a sociedade também não têm.

Abertura

Além de uma breve apresentação do evento, durante a abertura, os palestrantes comentaram sobre a importância de um evento desse tamanho na área da educação, De acordo com o pró-reitor de desenvolvimento educacional da PUCPR, Prof. Dr. Ericson Savio Falabretti, a conferência é um grande encontro de saberes, pensadores, pesquisadores e estudantes que contribui para pensar sobre o principal tema do país, a educação.

Em conversa comandada pelo Chefe de Gabinete da PUCPR, Dr. José André de Azevedo, os palestrantes das escolas de humanidades convidados, Anita Graminga (doutora pela Universidade de Ferrara, na Itália), Bortolo Valle e Cloves Antônio Amissis Amorim (PUCPR) , Candido Alberto Gomes (University of California, Los Angeles) e Elizabeth Fernandes de Macedo (Universidade Estadual de Campinas), dissertaram sobre a escolha do tema e mostraram em uma visão singular de cada área o verbo “esperançar”, esmiuçando o termo através da filosofia, Epistemologias da Formação, Ciências Sociais, Psicologia e Políticas da educação.

O Educere

O Congresso Nacional de Educação foi criado por uma iniciativa de um grupo de professores da pós-graduação e da graduação em Educação da PUCPR em 2001. O evento promove a integração entre docentes e estudantes da educação superior e professores da educação básica, gerando discussões com o intuito de aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.

Em 2011, o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) e a PUCPR se uniram para realizar o 1° Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE).

Na 11ª edição do Educere, em 2013, além do SIRSSE, o congresso ampliou suas parcerias internacionais e recebeu também o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). Tornando o Educere um dos maiores eventos da área de Educação do Brasil.

Programação

Os eventos ocorrem durante o dia inteiro, e para conferir a programação completa e se inscrever para as atividades basta acessar o site do Congresso.