PUCPR recebe estudantes e professores da Kent State University

por Isadora Picasky Deip
PUCPR recebe estudantes e professores da Kent State University

Parceria proporciona intercâmbio de experiências entre membros das universidades

Por Brunna Gabardo e Isadora Deip

O Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) recebeu pela primeira vez, nesta segunda-feira (17), um grupo de estudantes e professores da universidade norte-americana Kent State University. Durante a semana no Campus, a equipe vai estudar, principalmente, os impactos nas cidades das mudanças na indústria automobilística, além de outros assuntos da área de Arquitetura e Urbanismo. 

O arquiteto e diretor de Cultura e Esporte da PUCPR, André Turbay, conta que a relação entre a Kent University e a PUCPR começou a se fortalecer em 2015. “Uma das parcerias surgiu com o Cleveland Urban Design Collaborative, laboratório da Kent que desenvolve trabalhos de desenho urbano e fazem, além de projetos, intervenções na cidade. O ‘Making Our Own Space’ é um exemplo”. 

Turbay explica que é um projeto onde os estudantes fazem intervenções em praças e espaços públicos e que é semelhante ao Laboratório de Cidades e o que eles pretendem fazer, sendo um dos motivos da parceria. “Agora nós recebemos esse grupo para trabalhar especialmente com os impactos da remodelação do transporte e do setor automobilístico.”

Segundo o arquiteto, o entorno da PUCPR se torna interessante nesse estudo por conta das transformações na Linha Verde, além do Prado Velho e do Rebouças, brownfield de Curitiba – antiga área industrial que precisa ser remodelada e gerar outras atividades. 

Para dar as boas vindas aos estudantes, foi organizada a apresentação dos laboratórios CUDC (Cleveland Urban Design Collaborative), pelo Diretor Associado da Faculdade de Arquitetura da Kent State University, Quilian Riano, e do Laboratório de Cidades – PUCPR, pela coordenação da Escola de Belas Artes. Pela tarde, o lançamento oficial das atividades foi apresentado, juntamente com a pesquisa Warren, por estudantes do CUDC. Logo em seguida realizaram uma visita ao IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

No decorrer da semana, serão realizados Workshops e visitas de campo, para melhor compreensão das áreas de intervenção, limites da sustentabilidade, e planejamento urbano em Curitiba.

A professora de Design Camila Teixeira é uma das representantes responsáveis pelo projeto e diz que a parceria é uma oportunidade de interdisciplinaridade para os estudantes das duas universidades devido aos vários projetos de extensão e às atividades vinculadas aos laboratórios. “A ideia é que a gente aproxime o Laboratório de Cidades do Cleveland Urban Design Collaborative para que a gente possa criar mais projetos para os estudantes.”

Sylvia Leitão, outra professora responsável, concorda e acrescenta: “É uma oportunidade de mobilidade internacional. Temos agora como meta trabalhar com extensões internacionais.”

[slideshow_deploy id=’35321′]